Tratamento da ansiedade com acupunctura

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Uma das mais fascinantes qualidades do ser humano é a sua capacidade de adaptação ao meio envolvente. Durante milhares de anos o nosso organismo foi desenvolvendo estratégias que nos permitiram sobreviver e melhorar as condições de vida em resposta às mudanças daquilo que nos rodeava. Uma destas estratégias adaptativas que nos ajudaram neste fascinante processo foi a resposta do stress.

acupunctura

O stress é uma resposta de activação do nosso sistema nervoso que surge para enfrentar uma situação que aparenta ser ameaçadora ou que requer maiores exigências. O cérebro concentra-se num tema, dilatam-se as pupilas para melhorar a visão, o coração acelera para garantir que os músculos recebem o sangue suficiente, preparando-os para se activarem em qualquer momento, a que se sucede uma série de processos fisiológicos que nos preparam para uma resposta rápida.

É por essa razão que podemos dizer que a resposta do stress é algo positivo e útil para o organismo. O problema aparece quando esta resposta é desproporcionada em relação à situação ou se mantém durante demasiado tempo. É então que aparece a doença: o trastorno de ansiedade.

O trastorno de ansiedade é uma doença que se pode apresentar com uma sintomatologia variada, e que pode afectar de forma diferente as pessoas afectadas. Os sintomas mais frequentes são:

  • Preocupação intensa e constante.
  • Insegurança e perda de confiança em si mesmo.
  • Medo injustificado.
  • Problemas de concentração.
  • Alterações do sono.
  • Dores de cabeça.
  • Contracturas musculares.
  • Tonturas.
  • Sudoração excessiva.
  • Palpitações.
  • Aumento da tensão arterial.
  • Peito oprimido.
  • Sensação de afogamento.
  • Sintomas gastrointestinais: náuseas, vómitos, diarreias…

O tratamento mais frequentemente utilizado para melhorar o estado dos pacientes com trastorno de ansiedade passa pela psicoterapia, e muitas vezes, talvez de forma demasiado prematura, pela medicação.

Felizmente que é cada vez mais habitual incorporar a acupunctura como tratamento de base para estes pacientes, proporcionando uma abordagem integral da pessoa que permite melhorar a sintomatologia, e o que é mais importante, ajudando a resolver os desequilíbrios internos que levaram ao aparecimento da doença.

A visão holística da acupunctura ajuda a entender os mecanismos pelos quais é produzida esta resposta exagerada a uma determinada situação.

Os factores que são tidos em conta numa consulta contemplam (contrariamente ao que acontece muitas vezes na medicina ocidental) elementos como a dieta seguida pelo paciente, os factores climáticos que favorecem o aparecimento da sintomatologia, os antecedentes vitais e familiares que possam influenciar as emoções que a pessoa sente.

Uma situação prolongada no tempo de raiva ou frustração está muitas vezes por trás do surgimento do trastorno de ansiedade, algumas vezes até mesmo sem se estar consciente disso.

A acupunctura permite ajudar a canalizar estas emoções, para estabilizar o organismo e voltar a um estado de equilíbrio.

Resumindo: uma mudança de casa, uma entrevista de trabalho, a proximidade de um exame, uma ruptura sentimental ou o excesso de trabalho, podem ser situações de elevada exigência emocional para qualquer um de nós. Habitualmente, o nosso organismo reage preparando-nos para uma adaptação a esta nova situação através de uma resposta de stress. Nalguns casos esta resposta irá manifestar-se de forma exagerada e conduzindo a pessoa rumo à doença.

A acupunctura, acompanhada ou não de outros tratamentos, é uma excelente opção para tratar este tipo de doença, e até mesmo para prevenir o aparecimento da sintomatologia, ao conseguir ajudar a canalizar as emoções causadoras do trastorno e equilibrando a nossa mente e o nosso corpo.

Deixe o seu comentário