Tipos de dislexia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dislexia

A dislexia é um transtorno de aprendizagem mais comum do que a maioria de nós pensa, havendo imensas pessoas com este problema. Existem diferentes tipos de dislexia que podem afectar as pessoas de diversas formas.

Se pensa que pode padecer deste transtorno ou se tem alguém próximo com este problema, então deve recorrer o mais rapidamente possível a ajuda especializada para ser diagnosticado o tipo de dislexia e trabalhar sobre a mesma.

Vamos de seguida falar sobre os tipos de dislexia existentes e quais são as características de cada uma para esclarecer as dúvidas.

Tipos de Dislexia: Dislexia fonológica

Neste tipo de dislexia o sujeito faz uma leitura visual de cada palavra. Nessa leitura observa as palavras de uma forma global, deduzindo unicamente as palavras conhecidas. Isto dá origem a dificuldades e erros na compreensão de uma leitura em particular ou mais específica. Uma pessoa com dislexia fonológica confunde bastante os pronomes, os artigos e as preposições.

As características da dislexia fonológica são:

  • Dificuldades subtis de discriminação de sons;

  • Não-associação dos símbolos gráficos com as suas componentes auditivas.

  • Confusão de sílabas iniciais, intermédias e finais;

  • Problemas de percepção auditiva;

  • Problemas de articulação;

  • Dificuldades em seguir orientações e instruções;

  • Dificuldades de memorização auditiva;

  • Problemas de atenção;

  • Dificuldades de comunicação verbal.

Formas simples de diagnóstico da dislexia fonológica:

  • Não identifica sons em palavras, nem sintetiza sons;

  • Não realiza a análise silábica;

  • Dificuldades na composição de sons;

  • Dificuldades na sequência de sons;

  • Dificuldades na retenção e reprodução de actividades rítmicas;

  • Dificuldades na leitura oral;

  • Dificuldades na compreensão da leitura;

  • Não fixa rimas nem lengalengas;

  • Dificuldades na articulação de palavras polissilábicas.

tipos de dislexia

Dislexia superficial

Neste tipo de dislexia, a pessoa com este problema tem um transtorno a nível visual ou léxico. Por essa razão apresenta uma grande dificuldade de leitura e costuma cometer erros de omissão ou substituição de letras sempre que lê.

Para além disso, apresenta ainda graves problemas em relação à ortografia e no reconhecimento de certas palavras que se pronunciam de forma diferente da escrita.

As pessoas com este tipo de dislexia costumam ler de forma lenta e pouco fluída, pelo que à primeira vista é fácil detectar este tipo de dislexia.

Dislexia mista

A dislexia mista como poderá já estar a adivinhar é aquela que apresenta um transtorno de aprendizagem tanto no âmbito fonológico como no campo do léxico. Consequentemente, quem tem este problema comete erros tanto no campo auditivo como visual. A pessoa em questão tem algumas dificuldades de compreensão de certos significados de determinadas palavras, como por exemplo no caso das preposições, dos verbos e nas palavras do tipo abstracto.

Se tem um filho/a que apresenta algum destes sintomas, não hesite em recorrer o mais rapidamente possível a um especialista que o possa tratar como deve ser. É de vital importância tratar a criança o mais rapidamente possível para que a dislexia não se agrave.

Hoje em dia já se avançou imenso neste campos e, graças a novas técnicas, quem tem problemas de dislexia pode melhorar imenso deste transtorno de aprendizagem.

Se não for tratada a tempo, uma criança com dislexia costuma apresentar altos níveis de stress ou de ansiedade provocados pelos problemas de leitura e de gramática na escola. Nestes casos, para além da ajuda de um especialista no tema, costuma ser também necessária a ajuda de um psicólogo para ajudar a criança a sentir-se valorizada e a ultrapassar os problemas relacionados com a dislexia, como por exemplo a falta de auto-estima e nos relacionamentos sociais.

Espero ter esclarecido quais são os tipos de dislexia para que possa tratar o seu filho/a da melhor forma. Lembre-se ainda que é muito importante ter a ajuda de um bom profissional para tratar estes problemas atempadamente.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...