Terapia do campo mental para controlar o stress

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A terapia do campo mental (tapping) é uma opção prática, fácil e efectiva para nos ajudar a combater e controlar o stress tão presente actualmente nas nossas vidas.

Terapia do campo mental

Somos todos diferentes

São centenas e centenas de artigos que podemos encontrar com diversos tipos de informação sobre quão prejudiciais podem ser os altos níveis de stress para a nossa saúde.

O stress está cada vez mais e mais presente nas nossas vidas, de tal forma que pode mesmo vir a transformar-se em stress crónico.

Também tem muito a ver a forma como nos afecta o stress em alguns aspectos da nossa vida: constituição física, cultura, alimentação, estilo de vida e até mesmo as nossas vivências. Mas sem dúvida que o importante é aprender a controlar o stress. Não podemos deixar que ele nos controle a nós.

 

Há muitos remédios bons, maus e regulares

Também podemos encontrar em qualquer lado muitos remédios bons, maus e regulares para tratar, acabar, disfarçar ou aliviar o stress.

Muitos deles são complicados e mais ainda conforme a situação pessoal de cada um, dada a forma como cada pessoa vive certos momentos da vida.

 

Razões de sobra

A verdade é que existem razões de sobra que podem fazer disparar os níveis de stress. Tudo anda demasiado depressa e nós não queremos perder o ritmo, pelo que por vezes é quase impossível evitar o stress.

Quem nunca passou por momentos em que todo o peso do mundo parece recair sobre os nossos ombros?

E já agora, qual seria a justa medida ou o nível saudável de stress que podemos suportar e durante quanto tempo?

 

Stress bom e stress mau

Nem todo o stress é mau. Uma boa dose quotidiana até dá algum sabor à vida, pois isso ajuda-nos de forma construtiva e pode até mesmo salvar-nos a vida.

É importante entender que o stress é simplesmente uma função do nosso organismo que nos ajuda a tomar acções à altura das circunstâncias que enfrentamos, que tanto podem ser boas ou más. Por exemplo, sabe-se que graças ao stress (provocado pelas hormonas) uma mãe que vê o seu filho em perigo consegue fazer coisas quase impossíveis, ou que uma pessoa perseguida consegue correr a velocidades que não imaginava.

Algumas pessoas sob pressão (laboral ou académica) conseguem ter uma grande criatividade. Outro exemplo é quando estamos muito próximo do nosso ídolo musical, pois conseguimos sentir o nosso coração a bombear sangue energicamente e a irrigar cada célula do nosso ser. E o que dizer então do dia do nosso casamento?

Tudo isto é stress bom (eustress) e mau (distress), e a diferença está em torná-lo produtivo ou em conseguir usá-lo para conseguir obter resultados.

 

Lidar bem com o stress

Quando podemos dizer que estamos perante stress bom (eustress)? Certamente que estará de acordo comigo quando digo que é aquele stress que nos ajuda a perseguir um bem maior, ou com o qual podemos lidar, ou que possamos acabar com ele quando já é demais para nós, e sobretudo aquele que podemos prever e prevenir “na maioria das circunstâncias”.

 

Apoios ideais para controlar o stress

Para controlar o stress é ideal contar com bons apoios: a família, um chefe inteligente, boa alimentação, um bom amigo, uma espiritualidade saudável (isto é mais importante do que imaginamos), apoiar-se nas suas próprias forças, uma mente actualizada, exercício, descanso, as vitaminas necessárias, eliminar toxinas (ideias, pessoas, alimentos, químicos etc.), e o melhor de tudo e que todos podemos ter, é a Terapia do Campo Mental (TCM), quer seja com sessões pessoais ou num workshop em grupo. Porque a TCM tem um alto nível de efectividade, é fácil de aprender e todos temos o equipamento necessário: o nosso próprio corpo.

 

O melhor do melhor

A TCM (Terapia do Campo Mental) também conhecida como TAPPING (o original) é “uma ferramenta psicoterapêutica auto-aplicável de alta eficácia”, que todos podemos aprender, incluindo as crianças, o que nos permite levá-la a qualquer temática onde o stress esteja a criar mal-estar físico, mental e/ou espiritual.

 

Aproveitando tudo o que temos

Se você tiver todos ou alguns dos apoios anteriormente referidos, então isso é fantástico e sempre irá conseguir obter melhores resultados! Mas se o que precisa é romper um círculo vicioso para conseguir atingir toda essa harmonia e um melhor estilo de vida, a Terapia do Campo Mental para controlar o stress é uma das melhores opções porque trabalha sem olhar para as causas do stress que pretende sanear. Apesar disso, será bom mencionar que é boa ideia descobrir as causas do que está realmente a causar o stress, porque por vezes apenas são crenças mal orientadas.

 

É tempo de começar

Assim que começar a trabalhar com as sugestões aqui mencionadas, procure um terapeuta certificado em Terapia do Campo Mental próximo de si (ou online) para começar já a lidar com esse stress que não precisa de carregar às costas.

Procure a causa (que por vezes é irrisória) ou peça ao especialista em TCM que o/a ajude. Peça ao seu médico que lhe recomende um bom Complexo B. Faça exercício. Descanse. Faça aquilo de que gosta. E algo muito importante: ajude os outros! Isso vai fazer mais por si do que qualquer outra coisa.

Comece já e verá como controlar o stress é mais fácil do que pensava.

Deixe o seu comentário