Doenças relacionadas com a tensão arterial

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

doenças coração

A tensão arterial é um aspecto da saúde com o qual devemos ter bastante cuidado, uma vez que pode revelar problemas de saúde na pessoa em questão. Uma tensão arterial alta ou baixa costuma indicar que a pessoa pode ter algum problema de saúde, pelo que é preciso descobrir o que se passa para evitar futuros problemas de saúde.

Por essa razão, vamos hoje conhecer mais em pormenor quais são as doenças que estão relacionadas com a tensão arterial para que saiba um pouco mais sobre as mesmas.

 

Hipertensão

A hipertensão significa que a tensão arterial está mais alta do que o normal. Os médicos consideram que a hipertensão é uma autêntica doença do sistema circulatório, pelo que deve ser tratada como tal.

Em relação às causas que costumam provocar uma subida excessiva da tensão arterial, são variadas e podem dever-se a uma alimentação pobre, a uma vida demasiado sedentária ou devido a um aspecto genético.

Seja como for, não é normal haver subidas na tensão, pelo que é importante ir rapidamente ao médico para saber qual o problema.

 

Hipotensão

No caso de hipotensão passa-se o oposto da hipertensão, ou seja, a pessoa tem a tensão arterial demasiado baixa.

Neste caso, o sangue que sai do coração não chega da mesma forma a todas as zonas do corpo e pode provocar problemas de saúde, como por exemplo tonturas ou um excesso de cansaço.

Neste caso é também muito importante pedir ajuda ao seu médico para evitar que surja qualquer problema ainda mais grave.

 

Insuficiência cardíaca

Este tipo de doença significa que existe um problema no coração e que o mesmo não é capaz de bombear sangue para todo o organismo.

Costuma ocorrer com pessoas que têm um coração demasiado fraco ou que anteriormente já sofreram algum problema relacionado com o mesmo, como por exemplo, um enfarte do miocárdio ou qualquer outro tipo de cardiopatia relacionada com o coração.

tensão arterial

Doenças renais

Alguém que costume ter problemas de tensão arterial habitualmente, pode vir a desenvolver doenças renais como por exemplo insuficiência renal.

Se a pessoa tiver a tensão arterial elevada, o coração não trabalha correctamente, o que faz com que os vasos sanguíneos dos rins possam ficar danificados, causando a chamada insuficiência renal.

Neste caso é importante recorrer à ajuda médica porque este problema pode fazer com que a tensão arterial aumente demasiado e pode aumentar os riscos de acontecer algo à saúde dessa pessoa.

 

Problemas cerebrais

Outra das consequências da hipertensão pode ser o aparecimento de problemas no cérebro do género vascular.

Se a tensão arterial for demasiado elevada pode aumentar os riscos cerebrovasculares devido a um derramamento de sangue na zona do cérebro.

Neste caso, as células que se encontram dentro do cérebro começam a morrer devido à falta de oxigénio e acontece um AVC ou acidente vascular cerebral.

 

Como podemos ver, é essencial manter a tensão arterial sempre controlada, uma vez que uma subida ou uma descida da tensão arterial pode provocar problemas bastante graves de saúde.

É muito importante fazer o controlo dos valores da tensão para comprovar se tudo está bem e não há quaisquer problemas de vir a padecer futuramente de doenças cardíacas.

Quer tenha a tensão arterial demasiada alta ou baixa, deve recorrer à ajuda de um médico especialista para ser examinado e se tentar descobrir qual a razão para a tensão arterial não estar normal. Isso poderá salvar a sua vida!

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...