Tenha mais saúde, coma cereais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cereais

Sempre ouvimos dizer que os cereais são um alimento muito importante para o nosso organismo, mas porque são afinal assim tão interessantes numa alimentação saudável?

 

Os cereais, o que são e como podemos encontrar o equilíbrio na nossa dieta?

Os cereais que estamos acostumados a comer ao pequeno-almoço são ricos em muitos nutrientes que o nosso corpo necessita para poder funcionar bem. Há uma grande quantidade de cereais e temos de saber escolher qual os mais indicados para nós. Por exemplo, para as crianças é muito importante que consumam os cereais especificamente destinados a eles.

Estes são ricos em hidratos de carbono, minerais e vitaminas. Os hidratos de carbono são indispensáveis na alimentação das crianças, já que lhe proporciona a energia necessária para o dia inteiro. Os minerais, como é o caso do ferro, do zinco ou do selénio, entre muitos outros, ajudam ao desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando-as a ter um melhor rendimento escolar. Por último, as vitaminas, ajuda-as a não estarem tão susceptíveis a doenças, a ter energia e a crescer melhor e mais saudáveis.

No entanto, se tiver um filho com algum tipo de alergia a alimentos deve ter muito cuidado com os cereais que lhe dá, uma vez que as marcas mais comercializadas costumam ter restos de produtos que poderão provocar algum tipo de reacção alérgica.

Por outro lado, as necessidades do organismo de uma pessoa adulta são outras e muito diferentes, embora os cereais devam estar sempre presentes na nossa alimentação se queremos ter energia e cuidar bem da nossa saúde. Os cereais para adultos contêm menores quantidade de hidratos de carbono, assim como menos proteínas e açúcares. Para além disso, podemos ainda encontrar cereais integrais com menos gorduras, mas mesmo assim com os nutrientes essenciais para o nosso organismo. Por outro lado, há certos tipos de cereais para adultos com grandes quantidades de fibras que ajudam a manter o equilíbrio.

 

Pode-se abusar dos cereais?

Apesar de nunca terem sido encontradas evidências de que os cereais possam ter efeitos negativos numa boa dieta, ainda assim deve-se ter em conta que as necessidades de um adulto não são as mesmas que as de uma criança. Por essa razão é que se deve evitar que as crianças consumam os mesmos produtos dos adultos.

Como em tudo o resto, os cereais fazem muito bem numa dieta equilibrada, onde também haja quantidades suficientes de carne, peixe, pão, verduras, ovos, etc.

No entanto, os cereais tornam-se muito úteis na alimentação das crianças que têm problemas a comer (não gostam da comida, não querem comer, etc.), pois embora possam comer pouco, se comerem uma ou duas tigelas de cereais por dia é possível minimizar a falta de nutrientes e garantir-lhes uma melhor alimentação.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...