Tem a barriga inchada? Saiba o que poderá ser

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Podem ser muitos os factores associados a uma barriga inchada, mas na maioria das vezes tem apenas a ver com uma digestão mais pesada, com problemas menstruais ou com outros problemas sem grande importância, pelo que não nos costumamos preocupar demasiado com isso. Mas por vezes também pode haver outro tipo de causas envolvidas, que tanto pode ser uma intolerância à lactose, até outros diagnósticos mais graves como cancro. Mas, como saber se uma barriga inchada é apenas um problema passageiro ou algo com que nos devamos preocupar?

Se tiver um inchaço abdominal que necessite de atenção médica imediata, isso é sinal que algo grave está a passar-se. É preciso estar-se familiarizado com alguns sinais de advertência e com os sintomas que podem ser uma indicação para ir rapidamente ao médico. Quer saber quais são esses sinais?

barriga inchada

Perda de peso

A perda de peso pode ser um sinal de alerta quando existem problemas de estômago. Se notar que está a perder peso sem ter feito quaisquer alterações na sua dieta habitual, isso é um motivo de preocupação, sobretudo se já perdeu pelo menos 10% do seu peso corporal habitual. A perda de peso pode ser causada por tumores que pressionam os intestinos e que dão a sensação de se estar cheio mesmo quando apenas se ingeriu uma pequena quantidade de comida. Mas para além disso, as substâncias segregadas pelos tumores também suprimem o apetite.

 

Ascite

A ascite é uma acumulação anormal de líquidos no abdómen ou na pélvis e que pode causar inchaço, aumento de peso e fazer com que a cintura se expanda. Costuma ser causado por uma doença hepática, mas também pode ser devido a um cancro. A ascite faz com que a pessoa pareça estar grávida de vários meses, mas se também tiver sintomas de icterícia (olhos e pele amarelos) poderá ser um sinal de cancro que já se propagou ao fígado. Mas por outro lado, também pode ser devido a hepatite.

 

Dores abdominais

Se tiver uma dor abdominal intensa e o inchaço acontecer de forma repentina, acompanhada por náuseas e vómitos, isso poderá ser um sinal de obstrução intestinal por tecido cicatricial ou de um tumor pressionando o intestino. Os cuidados médicos imediatos são uma necessidade urgente para evitar complicações como uma perfuração nas paredes do intestino que pode vir a ser fatal.

 

Outros sinais importantes

Existem ainda outros sinais que não devem ser ignorados, como por exemplo sangue nas fezes, sangramento vaginal estranho, hemorragias, febre com inchaço (pode ser uma infecção), etc. Qualquer sintoma que o/a faça sentir-se mal ou adoentado/a deve ser acompanhado/diagnosticado por um médico.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...