Sintomas de stress

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Sintomas de stress. Ter stress tornou-se hoje em dia em algo habitual, numa sociedade onde a rapidez é importante e onde as exigências da vida moderna são muitas.

Trânsito, milhares de pessoas caminhando apressadas, tentar compatibilizar o trabalho com a família, tarefas que se acumulam… Como é possível não nos sentirmos por vezes transtornados? Hoje em ricasaude.com vamos falar um pouco sobre os sintomas do stress.

Nos anos 80 esteve muito em voga a palavra yuppie, pessoas entre os 20 e os 40 anos com um nível económico médio/alto, que valorizavam o facto de se vestirem bem, com bons carros e que estavam sempre a par das últimas novidades em tecnologia

O stress para os yuppies era uma forma de vida de tal forma que não tinham tempo para a própria família ou qualquer outra actividade além do trabalho. Talvez tenha sido por isso que a palavra stress se tornou tão popular, pois associava-se andar stressado com o facto de ter muito trabalho e consequentemente ganhar muito dinheiro.

 

O que é o stress?

O stress é uma resposta física normal aos acontecimentos psicológicos que nos fazem sentir ameaçados, irritados ou sobrecarregados de alguma forma. A resposta do stress dá mais força para enfrentar os desafios, maior capacidade de concentração ou motivação quando se tem um objectivo importante.

O stress define-se com sendo uma reacção especial, um esforço exagerado do organismo perante exigências de ordem principalmente psicológicas. Isto seria um nível de stress positivo. O que acontece, no entanto, é que passado um certo ponto, o stress deixa de ser útil e começa a tornar-se prejudicial para a saúde, influenciando a produtividade, o estado de animo, as relações e a qualidade de vida.

Hans Selye, (1907-1982), médico e fisiologista é quem popularizou o termo stress. A teoria de Selye sobre o stress, define-o como uma resposta específica do organismo. Segundo esta teoria existe um “stressor”, ou seja, um elemento causador de stress e que atenta contra o equilíbrio do organismo. A investigação continuou a linha traçada por Selye e hoje em dia assume-se que o stress implica dois conceitos:

  • O stressor
  • A resposta ao stress

 

Nem todas as pessoas respondem de igual forma ao stress. Perante o mesmo stressor há pessoas que podem sentir stress e outras não. É importante reconhecer quando os nossos níveis de stress estão fora de controlo, uma vez que acostumamo-nos à tensão permanente e pensamos que não nos afecta, mas o stress continuado afecta tanto a mente como o corpo.

sintomas de stress

sintomas de stress

A reter

Os sinais e sintomas de stress também podem ser causado por outros problemas psicológicos ou físicos Se estiver a sentir qualquer um destes sintomas de forma continua, é importante consular o seu médico para saber se os sintomas são devidos ao stress ou de qualquer outro problema.

loading...

Deixe o seu comentário