Sintomas de falta de ferro

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

O ferro é um nutriente muito importante para o nosso organismo. A falta deste mineral pode dar origem a vertigens, fadiga, infecções, anemia, baixo rendimento, falta de concentração e muitos outros problemas de saúde.

Em algumas pessoas a falta de ferro é um problema de saúde importante e que deve ser tratado com uma alimentação especial, ou mesmo com suplementos alimentares receitados por um especialista. Mas como podemos saber se o nosso organismo precisa de uma dose extra de ferro? Tome nota de alguns dos sintomas mais frequentes e que são sinal de que algo não está a funcionar da melhor forma no nosso organismo.

falta de ferro

Cansaço

O cansaço é o indicador mais importante de uma deficiência em ferro no nosso organismo. O ferro é o elemento encarregue do transporte de oxigénio para as células dos tecidos através do sangue. Consequentemente, a falta de ferro faz com que o organismo necessite de mais energia para funcionar correctamente.

 

Dores de cabeça

As dores de cabeça frequentes costumam ser outro sintoma que revela uma falta de ferro no organismo. Tal como no caso anterior, o oxigénio não chega ao nosso cérebro, o que provoca uma inflamação das artérias do cérebro, e em consequência surgem as enxaquecas.

No caso das mulheres, uma menstruação dolorosa ou abundante também pode ser outro indício de que é preciso consumir mais ferro.

 

Palidez

A palidez do rosto também pode revelar uma deficiência de ferro no nosso organismo. Tal como nos problemas respiratórios, como por exemplo quando temos a sensação de falta de ar.

 

Pernas inquietas

Os especialistas também dizem que 15% das pessoas que sofrem da síndrome das pernas inquietas têm falta de ferro.

Sintomas de falta de ferro

Os alimentos com mais ferro

Se notar que tem qualquer um destes sintomas, talvez seja altura de comprar para a sua dispensa algum dos seguintes alimentos, os quais têm um alto conteúdo em ferro:

  • As amêijoas são o alimento com mais ferro na sua composição, com 24 mg. de ferro por cada 100 gramas
  • Os cereais integrais
  • O fígado
  • Legumes
  • As verduras de folha verde como os espinafres e a acelga (beterraba branca)
  • Carne de frango ou de vaca
loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...