Serotonina, o que é e quais os seus benefícios

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

serotonina

Certamente que já ouviu falar de serotonina, mesmo que não saiba exactamente o que é, ou para que serve. Trata-se de uma substância segregada naturalmente pelo organismo e que é responsável pelo equilíbrio dos diferentes estados anímicos. É por essa razão que se houver falta de serotonina no corpo, isso pode provocar um estado depressivo realmente grave e preocupante na pessoa afectada por esse problema.

É por tudo isto que vamos hoje saber um pouco mais sobre esta substância e sobre a sua importância no organismo e na nossa saúde.

 

Estado anímico

Um dos papéis mais importantes da serotonina consiste na melhoria do estado anímico das pessoas. Por essa razão, trata-se de uma substância essencial para o organismo e que é preciso manter sempre nos níveis ideais.

A sua falta no sangue é uma das origens para o aparecimento de perigosos estados depressivos. Ter bons níveis de serotonina ajuda-nos a estar mais animados e felizes, o que se repercute de forma positiva no nosso dia-a-dia.

 

Ajuda a dormir

Outro dos seus benefícios consiste na regulação da função do sono e conseguir com que possamos dormir melhor. Sempre que houver um desajuste nos níveis de serotonina no sangue, a pessoa pode ter graves problemas para conseguir dormir.

Outro dado a ter em conta está no facto dos homens produzirem mais 50 % desta substância em relação às mulheres, sendo esta a razão pela qual estas têm mais problemas para conseguir dormir.

falta de serotonina

Processo digestivo

Ter bons níveis de serotonina ajuda a optimizar o processo digestivo e a evitar problemas digestivos. É por isso que a sua falta no corpo pode provocar problemas digestivos tão típicos como diarreia, dores de estômago ou náuseas.

Para além disso, a serotonina ajuda a regular o apetite e evita que a pessoa coma demais, pelo que ter bons níveis de serotonina no sangue evita a ter muito apetite ou fome.

 

Como aumentar os níveis de serotonina

Para começar, se tiver uma deficiência de serotonina no sangue, é importante recorrer à ajuda do seu médico de confiança para observar e tentar descobrir as causas pelas quais o seus níveis são tão baixo, e a partir daí verificar o que é possível fazer em relação a esse problema.

Para além da via mais profissional, também há uma série de remédios naturais para se conseguir aumentar a quantidade desta substância no organismo.

Uma boa forma de conseguirmos ter mais serotonina no corpo é através da prática habitual de exercício físico. O desporto ajuda-nos a esquecer os problemas do dia-a-dia e a melhorar o nosso estado anímico.

Outra forma natural de aumentar os seus níveis no sangue consiste em tomar banhos de sol e com isso beneficiar dos efeitos da luz solar. No entanto, tenha cuidado com os raios ultravioletas e proteja-se sempre que estiver exposto/a aos raios solares.

As técnicas de relaxamento como por exemplo ioga, tai chi ou pilates também são excelentes para conseguir fazer subir os níveis de serotonina.

Por fim, há que referir também que é importante ter uma alimentação rica em produtos que ajudem a melhorar o estado anímico. É o caso do chocolate negro, das bananas e dos frutos secos.

 

Como podemos ver, são imensos os benefícios da serotonina, pelo que é importante manter os seus níveis elevados para podermos ter e/ou manter um bom estado anímico.

loading...

Deixe o seu comentário