Seja forte e mude a sua vida

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

maus habitos

São os hábitos e costumes que nos mantêm dentro da nossa zona de conforto, e que nos fazem sentir seguros e familiarizados com o meio envolvente. Uma das razões pelas quais temos medo de mudar é porque é necessário abandonar certos hábitos que nos definem, os quais desenvolvemos com o passar dos anos sem sequer nos darmos conta disso. Chegam para ficar e muitas vezes nem sequer nos lembramos quando começaram.

Mas um hábito não nasce por si próprio, cria-se com a execução da mesma acção durante um período de tempo prolongado. Após tê-la realizado de forma inconsciente um par de vezes, o seu cérebro recordará essa desagradável conduta e voltará a fazê-la de forma contínua. Uma vez formados os hábitos, é difícil desfazermo-nos deles porque já fazem parte da nossa vida quotidiana, podendo até mesmo acompanhar outras actividades, tal como acontece a quem morde a ponta de um lápis ou de uma caneta. Por exemplo, uma pessoa que está a mordiscar um lápis pode estar a escrever no computador, a falar ao telefone, etc.

Mas certos hábitos podem até mesmo controlar e a afectar as nossas vidas, tal como acontece com uma má alimentação e o sedentarismo. No entanto, o panorama não é totalmente negro, pois num estudo recente ficou demonstrado que bastam apenas 66 dias para começar um novo hábito.

Nesse estudo foram inquiridas 96 pessoas durante um período de 3 meses para determinar quanto tempo precisavam para iniciar novos hábitos. Cada um dos inquiridos devia escolher um novo hábito e todos os dias deviam informar a equipa de investigadores sobre a forma (automática) como realizavam esta nova actividade. O resultado a que os investigadores chegaram foi que em média eram precisos somente 66 dias para aprender um novo hábito.

Mas apesar do estudo se ter centrado no número de dias que eram necessários para aprender um novo hábito, é preciso entender que durante o mesmo número de dias é possível dedicarmo-nos a eliminar um velho e mau hábito que pode estar a afectar a nossa qualidade de vida. Para eliminar um mau hábito, este deve ser trocado por um novo, não basta apenas esquecê-lo e eliminá-lo da sua vida. Deve-se aprender um novo que o substitua. Se está acostumado a alimentar-se mal e a estar todo o dia deitado no sofá, então deve aprender a comer bem, a sair de casa e a fazer exercício físico todos os dias.

HOJE é um bom dia para começar.

Deixe o seu comentário