Rir faz bem à memória

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

riso

Já aqui falámos algumas vezes sobre as formas de fortalecer e melhorar a memória. Da alimentação até aos hábitos de vida, ao desporto e até mesmo alguns exercícios simples como os passatempos podem ajudar-nos muito mais do que poderíamos imaginar.

Mas o mais curioso vem agora. Sabia que o riso também nos ajuda a melhorar a memória? Foi a conclusão a que chegou um curioso estudo realizado pela universidade de Loma Linda na Califórnia, Estados Unidos. Vamos saber mais pormenores deste estudo.

 

O riso reduz o stress

Para desfrutar da nossa memória durante muito tempo os cientistas recomendam que se siga uma dieta saudável e equilibrada, que se pratique desporto, que se tenha bons hábitos de vida, que se faça muitas actividades que nos obriguem a puxar pela cabeça, e finalmente rir a “bandeiras despregadas”. Sim, rir imenso, pois segundo o tal estudo realizado pela Universidade de Loma Linda, o riso tem efeitos muito positivos na memória a curto prazo.

Para provar esta hipótese, os investigadores reuniram um grupo de participantes com idades a rondar os sessenta anos, aos quais foram mostrados vídeos divertidos. O passo seguinte foi submeter estes voluntários ao mesmo teste de memória que um grupo de controlo, o qual não havia visto estes vídeos.

 

Ajudar a segregar endorfinas

Ao comparar os dados, os investigadores deram-se conta que os participantes que tinham visto os vídeos e rido, obtiveram os melhores resultados. E porquê? A explicação reside no facto do riso reduzir a presença da hormona que está associada ao stress e à pressão arterial. Mas para além disso também ajuda a aumentar a segregação de endorfinas.

 

Ajuda a melhorara a concentração

Desta forma, ao reduzir o stress graças ao prazer provocado pelo riso, conseguimos melhorar a memória de curto prazo, e também aumentamos a nossa concentração.

Finalmente um estudo que nos anima a dar gargalhadas (no bom sentido) e que nos mostra, uma vez mais, os imensos benefícios do riso.

loading...

Deixe o seu comentário