Como evitar a retenção de líquidos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema de saúde que afecta uma grande parte da sociedade hoje em dia, especialmente as mulheres.

A retenção de líquidos consiste numa acumulação de água em diversas zonas do corpo e que provoca fortes dores a quem padece deste problema. Embora também possa ocorrer com os homens, são as mulheres que costumam sofrer mais frequentemente deste problema, principalmente durante algumas fases do ciclo menstrual.

Para ajudar a evitar este problema, vamos hoje dar-lhe uma série de conselhos simples e fáceis para evitar a citada retenção de líquidos.

 

Reduzir o consumo de açúcar e de sal

O sal é bastante prejudicial para a saúde de uma forma geral, mas principalmente para todas as pessoas que sofrem com a retenção de líquidos porque o sódio do sal impede a eliminação dos líquidos no corpo que se vão acumulando em excesso. É por essa razão que é preciso evitar o consumo de alimentos salgados, como por exemplo enchidos, fritos ou molhos.

Se evitar o consumo de sal irá começar a notar uma grande melhoria na retenção de líquidos.

Tal como o sal, também o açúcar é um alimento que dificulta a eliminação de líquidos, pelo que também deve limitar o seu consumo e evitar comer doces, guloseimas ou bebidas açucaradas.

 

Dieta saudável

Para além de eliminar certos alimentos da dieta diária porque são nocivos e prejudiciais, é também realmente importante seguir um tipo de alimentação saudável para evitar a retenção de líquidos.

As bananas são ricas em potássio, um elemento excelente para ajudar a eliminar o sódio do corpo. Também deve consumir uma grande quantidade de frutas e verduras frescas, pois para além de serem bastante nutritivas, são ideais para combater a retenção.

As gorduras saudáveis do tipo ómega 3 também são ideais para evitar o problema da retenção de líquidos. É por isso que pode acrescentar à sua dieta diária alguns alimentos, como como por exemplo nozes, peixes azuis ou azeite extra virgem.

Não se esqueça ainda de beber pelo menos dois litros de água por dia, já que isso ajuda a limpar o organismo e a eliminar a acumulação de líquidos em diversas zonas do corpo.

beber água

Beber infusões também ajuda a evitar a retenção de líquidos

Para além de beber muita água, pode também beber infusões porque são excelentes para depurar o corpo e limpá-lo bem.

Pode beber infusões diuréticas, como por exemplo chá verde, chá de cavalinha ou a infusão de gengibre.

Beber 3 a 4 chávenas destas infusões por dia vai ajudar a combater a retenção de líquidos e a eliminar os mesmos do corpo.

 

Fazer exercício físico

O sedentarismo e a falta de exercício físico são das principais causas para o aparecimento de retenção de líquidos. É por isso que é essencial praticar algum desporto de forma habitual para activar a circulação e evitar a dita retenção.

Caminhar durante uma hora é mais do que suficiente para eliminar a maior parte dos líquidos do corpo.

É também aconselhável recorrer à ajuda de um especialista que lhe possa massagear a zona do corpo onde se acumulam os líquidos e activar toda a circulação na zona afectada.

 

Estes são alguns dos conselhos que pode levar a cabo para tratar o melhor possível o problema da retenção de líquidos e evitar problemas de saúde maiores. Trata-se de conselhos realmente eficazes que ajudarão a tratar esse problema. No entanto, se não notar qualquer melhoria, então é importante recorrer à ajuda de um médico que a possa tratar de uma forma mais profissional e eficaz.

loading...

Deixe o seu comentário