Remédios caseiros para a garganta seca

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

garganta seca

A garganta seca é um problema irritante mas ligeiro e que pode ser tratado apenas com alguns remédios caseiros. No entanto, poderá estar associado a problemas mais graves, pelo que se deve distinguir muito bem as duas situações.

 

O que é a garganta seca?

A garganta seca como o seu nome indica é uma sensação de sede na mesma, que por vezes produz um formigueiro e vontade de tossir. Outro sintoma ocorre quando estamos a falar, parecendo que as cordas vocais se agarram entre si e nos dificultam a vocalização.

No entanto, talvez o sintoma mais comum seja a incómoda comichão que “puxa” a tosse, mas que não alivia até se beber um pouco de água, voltando passado pouco tempo.

 

O que causa a garganta seca?

A garganta seca pode ser causada por questões isoladas e que se podem tratar com remédios naturais ou caseiros. Mas existem outros casos em que pode ser acompanhada de sintomas que fazem parte da sintomatologia de alguma doença, não fazendo neste caso qualquer sentido o tratamento isolado enquanto não for descoberta qual a doença que provoca esses ditos sintomas.

Tentemos diferenciá-los:

  • Causas isoladas da garganta seca: Respirar pela boca, beber poucos líquidos, ar ou ambientes secos ou excesso de ar condicionado (que também seca o ambiente), efeito secundário dos anti-histamínicos, tossir muito, aclarar demasiado a garganta, poluição, dormir com a boca aberta, falar muito ou demasiado alto.
  • Doenças com sintomatologia de garganta seca: Alergias, faringite bacteriana, mononucleose infecciosa, tabagismo, consumo de marijuana, e alguns casos de cancro de garganta também podem provocar garganta seca.

garganta seca

Remédios naturais e caseiros para a garganta seca

Estes são alguns remédios caseiros e naturais de uso popular para tratar a garganta seca:

  • Beber muitos líquidos.
  • Beber água e tomar logo de seguida uma colherada de mel sempre que note secura na garganta.
  • Beber chá de limão.
  • Gargarejar água morna com sal (uma colher pequena de sal por chávena). Repetir 4 a 5 vezes ao dia.
  • Chupar caramelos o pastilhas para a garganta. Ajuda à hidratação e alivia a sensação da garganta seca pois estimula a secreção de saliva.
  • Com um vaporizador ou humidificador de vapor frio humedecer o ambiente se estiver demasiado seco (nos locais em que passe muito tempo). Isto evitará que a garganta seque tanto.
  • Beber um copo de leite quente onde deve acrescentar uma colherada de manteiga e outra de mel, misturando tudo muito bem. Beba devagar.
  • Ferver um litro de água com uma cebola picada e com um pouco de açúcar. Mexer até ficar tudo muito bem misturado. Retirar a cebola, o sabor não é desagradável mas pode acrescentar limão para melhorar o sabor. Ir bebendo durante o dia.

Os nossos conselhos

Como já referimos, a garganta seca pode ser um problema isolado e devido a causas incómodas mas benignas. No entanto, há casos em que poderá ser sintoma de doenças, algumas ligeiras e outras graves, pelo que deve procurar a ajuda do seu médico se o problema persistir.

loading...

4 Comentários

  1. Jairo
  2. LEDA
  3. a
  4. Jorge Lino Riciluca

Deixe o seu comentário