Remédio caseiro para a dor nos rins

| Novembro 20, 2012 | 38 Comentários

remedio para dor nos rins

Os rins têm a função vital e fundamental de eliminar os resíduos do corpo. Estes produtos tóxicos são provenientes do metabolismo dos alimentos e acumulam-se nos rins provocando terríveis dores nas pessoas que sofrem deste problema. É por isso que hoje, apresentamos aqui um remédio caseiro para a dor nos rins.

A doença renal ou insuficiência renal aguda pode aparecer numa pessoa saudável devido à retenção do fluxo de urina, por uma obstrução prostática ou da bexiga, por infecções, hemorragias ou traumatismos.

Se estas causas não forem resolvidas, a doença pode evoluir e produzir uma insuficiência renal crónica. Os problemas podem aparecer devido a factores hereditários ou pela falta de proteínas essenciais ao funcionamento dos rins.

Os problemas renais agudos costumam causar sintomas bastante evidentes como: sangue na urina, espuma na urina, cara inchada, pés e pernas e pressão arterial alta.

Deve-se ter consciência de que são os rins que filtram o sangue durante toda a vida e que eliminam o sal, as substâncias tóxicas e qualquer outro componente nocivo ao organismo.

Com o tempo, o colesterol arterial e o cálcio podem-se ir acumulando, favorecendo a formação de pequenas pedras ou cálculos renais.

Por tudo isso, certamente que será muito útil conhecer um simples truque, muito fácil de colocar em prática para ajudar a acabar com as dores nos rins, um chá de salsa.

Para começar, temos uma planta muito conhecida de todos: a salsa. Faça um chá com a salsa e beba um copo todos os dias. Para fazer o chá, ferva 50 gramas de salsa picada em 1 litro de água durante 10 minutos. Deixe esfriar e coloque no frigorífico. A salsa tem a capacidade de ajudar os rins a filtrar as toxinas de forma mais eficiente impedindo que assim que se formem cálculos e pedras nos rins. Esta receita caseira é especialmente aconselhada para pessoas que tem histórico de insuficiência renal e pedras nos rins na família.

A salsa é rica em antioxidantes, vitaminas, minerais, aminoácidos e alcalóides que contribuem para manter a saúde do organismo.

Este é um artigo informativo. Nunca se esqueça de que este é apenas um remédio caseiro para a dor nos rins, pelo que deve sempre recorrer ao seu médico, que o deve aconselhar e seguir no seu caso específico.

Tags: , , ,

Categoria: Saúde

Comentários (38)

Trackback URL | Feed RSS dos comentários

  1. elisa diz:

    que bom saber que coisas tão comuns podem aliviar tão grande sofrimento obrigado pessoal

  2. valdarute abecassis diz:

    estou com uma baita infecçao urinária,estou urinando sangue e o medico falou q estao se formando pedras nos rins…o q faço,? estou tomando antibiotico mas nao resolveu…continuo sangrando…me ajudem por favor..

    • Paulo diz:

      Fale com o seu médico. Se está sangrando deve recorrer imediatamente ao serviço de urgência do hospital.
      Se tem pedras já com alguma dimensão nos rins deve fazer uma ecografia para ver se deve submeter-se a uma litotrícia.

  3. GISELE diz:

    Bom dia,minha cunhada tem 28 anos e esta com um problema nos rins,um foi devidamente perdido e o outro esta se desfazendo tambem ,fez biopcia e nao conseguem descobrir o motivo desse acontecimento.Esta fazendo tratamento de 6 em 6 meses .Ela pode tomar o chá de salsa tambem? Ajudem ela esta desesperada
    obrigada

    • Paulo diz:

      Sinto muito Gisele, mas infelizmente não podemos fazer nada, até porque apenas podemos dar alguma informação genérica sobre o tema. Cada caso é um caso e deve ser analisado cuidadosamente pelos técnicos de saúde competentes.
      Apenas os médicos provavelmente poderão ajudar, mas por vezes os problemas têm origens não muito fáceis de descobrir. Esperamos que descubram rapidamente qual o problema e que a sua cunhada recupere rápido.

  4. adelina diz:

    boa noite eu tenho 21 anos e sinto muita dor no rins eu posso tomar o remedio

  5. rielson diz:

    Quero saber se pode utilizar o coentro no lugar da salsa.

  6. SONIA MARIA RODRIGUES SANTOS diz:

    Como faço para tomar o chá da salsa, quantas vezes ao dia, e se tenho que desolver em mais água.Aguardo a resposta.
    Obrigado

    • Paulo diz:

      Pegue um molho de salsa (Pisum sativum) e lave bem. Corte bem picadinho e ponha numa recipiente com água limpa. Ferva por dez minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias. Antes de beber, amorne o chá.
      Outra boa opção é o suco de salsa com maçã, que pode ser tomado três vezes ao dia. Bata no liquidificador algumas folhinhas de salsa com uma maçã e 200 mL de água.
      Coe e beba na hora.

  7. Rosa Medeiros diz:

    Bom dia, minha mãe que é hipertensa e diabética, está apresentando sérios problemas nos rins. O médico nos informou que os rins dela só estão funcionando com 13% de sua capacidade. Gostaria de poder fazer algo mais, além do q ue já estamos tentando, como ficar mais atentos a alimentação e a medicação. Caso você possa nos ajudar, agradecemos. Meu email é rosa.silfair@hotmail.com. Desde já mto obrigada

  8. Darlene diz:

    Bom dia,meu tio está com muita dor nos rins,queria q me endicasse como fazer um remédio caseiro

  9. vicky andrade diz:

    Ola tenho 20 anos e sofro d dor nos rins desde os 13 ate hj os medicos da minha cidade so me passaram remedios p aliviar a dor eu gostaria d saber se ter algum tratamento q eu possa fazer nao tenho dinheiro p pagar medico particular preciso de alguma coisa urgente …. Estou com nauseas enjuada p caramba muita dor no corpo a cabeca pesada com dor nos rins urinando de 10 em 10 minutos e to amarela demais minja febre ja passo dos 40 graus o q eu fac??? Agradeco desde ja;)

  10. Cléo diz:

    Bom dia, nesse momento estou com muita dor nos rins e tenho um cisto do lado direito quase cobrindo o rim e justamente esse lado dói muito!! por favor o que devo fazer, optar para uma cirurgia ou tem remédio que diminui o tamanho e a dor! Me ajude!!!

  11. manoel diz:

    Bom dia, gostaria de saber se mesmo não tendo problema nos Rins posso tomar o chá de salsa para dar uma checada nos Rins?

  12. vania diz:

    olá boa tarde, meu pai é doente renal, gostaria de saber se tenhoo possibilidades de ser também pelo fator hereditário, e o que fazer pra que isso não aconteca?

    • Paulo diz:

      Algumas doenças renais resultam de factores hereditários. Doença do rim policístico, por exemplo, é uma desordem genética na qual muitos cistos crescem nos rins. Esses cistos podem lentamente substituir muito da massa do rim, reduzindo sua função e ocasionando insuficiência renal. Alguns problemas renais podem aparecer quando a bebê ainda está se desenvolvendo no útero. Os sinais de doença renal em crianças podem variar. A criança pode crescer com lentidão anormal ou vomitar frequentemente. Algumas doenças renais podem permanecer silenciosas por meses ou até anos. Algumas doenças renais hereditárias podem não ser detectadas até que a pessoa esteja adulta, porém com o avanço da tecnologia de diagnóstico os médicos estão capazes de fazer a detecção cada vez mais cedo.

  13. Eugenia diz:

    Ola bom dia eu Operei visto no ovário já a mais de 5 anos só que ultimamente tenho sentido muitas dores nos rins ,será que posso tomar algum remédio caseiro?

    • Paulo diz:

      Em principio poderá tomar, mas aconselho-a a pedir a opinião do seu médico de família para saber se no seu caso especifico haverá alguma contra-indicação. A opinião de um profissional de saúde baseada na observação directa do paciente será sempre melhor fundamentada do que um conselho mais genérico.

  14. castro diz:

    quero saber remendio sepurin e bom pror os rins

  15. Julio diz:

    Boa noite, passei a ter dores na região lombar e depois de exame de ultra-som constaram pequenos cristais. O médico me receitou o remédio sepurin. Seria realmente boa essa indicação. obrigado.

  16. Nilda diz:

    Olá, boa noite Paulo,

    já ouvir falar sobre o cha da salsa, no entanto gostaria de saber de um paciente com rins poli cistiscos (insuficiência renal), mais ainda n faz hemodialise, pode tomar este chá? O mesmo vem fazendo acompanhamento médico, no entanto recorro a tudo que possa ajuda-lo.
    Ficarei muito grata se responder-me por e-mail.
    Obrigada.

  17. Gláucia diz:

    Olá sr Paulo!
    Tenho 38 anos, e estou com muitas dores na região lombar, pélvica, mais ou menos na área dos rins.
    Fiz um EAS e hemograma completo e o médico disse que estou com infecção urinária e me receitou Buscopan Composto.
    Achei estranho pois não sinto ardencia ao urinar, urino normalmente. Não sinto cólicas nem mentruais (pelo que li o Buscopan é para cólicas de todo tipo). Tenho tomado vários chás caseiros inclusive este, e nada tem me aliviado. já fui em dois médicos diferentes. Estou sentindo estas dores há 3 semanas. O que será que pode ser isto? Fico no aguardo. Obrigado

    • Paulo diz:

      Infecção urinária poderá ter várias origens e apenas com exames será possível descobrir a sua origem.
      Uma das hipóteses poderá ser você ter pedras nos rins. Já alguma vez teve este tipo de problema? Se tiver alguma coisa a ver com esta situação, o único conselho que lhe posso dar é para beber bastante água…
      Aconselho-a no entanto a insistir com o seu médico de forma a ele lhe mandar fazer exames que possam descobrir qual a origem do problema. Sem fazer esses exames apenas irá estar a tentar adivinhar o que se passa.

  18. beta diz:

    olá dº Paulo o meu marido vai experimentar este chá pois já anda com dores há muito tempo. Mas o meu marido queixa-se é de muitas dores na barriga , já fez muitos exames e nada acusa . Comprimentos

    • Dores na barriga podem ter imensas origens e apenas com os exames apropriados é possível conseguir apurar as causas.
      Espero que consigam descobrir a origem do problema e fazer o respectivo tratamento.
      As melhoras.

  19. Beatriz Trigo diz:

    A minha irmã tem problemas de diabetes e agora o rins sou esta a funcionar 20/: ela pode. Tomar chá de salsa.?

    • Em principio não fará mal à diabetes. No entanto, como também tem problemas de rins, deveria questionar o seu médico sobre isso, que é sempre a pessoas mais indicada para aconselhar, pois conhece o quadro clínico pessoal de cada um dos pacientes e pode aconselhar melhor sobre cada situação em particular.

  20. Alexsandro diz:

    É verdade que o cha da folha do abacate tambem serve pra dores nus rins??

  21. lariza ranieli bezerra diz:

    gostaria de saber se a salsa desidratada serve do mesmo geito.

  22. CARLOS EDDUARDO diz:

    Bom dia,
    estou sentindo dor no rins nos últimos dias,fui ao médico e me aplicou uma injeção de Diclofenaco e buscopan.
    eu não urino sangue sinto só a dor mesmo, posso tomar o chá???
    desde já obrigado!

  23. Ellen Ribeiro diz:

    Olá, tive uma crise de cólica de rim há 2 dias atrás. Fui para o hospital e tomei, tramol com dramim e soro, porém não passou. Depois tomei uma injeção de buscopam direto na veia, foi onde comecei a melhorar. Estou tomando agora Toragesic, por causa da dor local. Posso tomar esse chá de salsa, pois me disseram que enquanto estou tomando medicamento, não posso tomar.
    Estou sentindo minha urina esquisita também, como se estivesse sempre cheia. Será que por causa da colica de rim que tive, agora vai dar infecção de urina?
    Desde já, obrigada!!!

  24. abgair diz:

    Meu marido tem perda proteinura ele pode tomar o chá de salsa

Deixe o seu comentário

Atenção: As informações disponibilizados neste site são para conhecimento geral e não substituem de forma alguma o conselho médico apropriado em caso de sentir algum sintoma de doença, nunca devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem consultar um profissional de saúde.