Relação entre obesidade e falta de sono

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

obesidade

Para perder peso costuma-se recorrer às dietas e ao exercício físico. No entanto, é também preciso ter em conta outros factores como, por exemplo, a falta de sono. São muitos os estudos que demonstram a relação entre as horas de sono e a presença de obesidade em todas as idades.

Estas investigações demostram que, por exemplo, as crianças que mais dormem durante os primeiros 11 anos de vida têm um maior risco de vir a ser obesos quando forem adultos, independentemente de outros factores, como o sexo, as horas passadas a ver televisão ou a situação socioeconómica dos pais. É muito importante que não se evite o problema da obesidade, que na nossa sociedade tem dados alarmantes: cerca de 23% da população adulta portuguesa com mais de 18 anos tem obesidade, bem como cerca de 35% dos idosos com mais de 65 anos.

A obesidade leva a uma diminuição da qualidade de vida e aumenta o risco de aparecimento de outras doenças como a diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial, a síndrome de apneias-hipoapneias do sono, e de diversos tipos de neoplasias.

 

Relação entre obesidade e falta de sono

Por outro lado, a falta de horas de sono também é uma situação muito frequente na nossa sociedade, afectando milhões de pessoas em todo o mundo ocidental. Nos últimos tempos tornou-se também evidente a existência de uma estreita relação entre dormir poucas horas e um maior risco de se ser obeso. Por evitar o desenvolvimento da obesidade é necessário dormir pelo menos 7 ou 8 horas diárias.

A falta de sono tem uma incidência directa na obesidade porque leva a um aumento de todas as hormonas que incitam o apetite e a ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares. Somente uma hora de diferença na duração do período de sono é capaz de por em marcha mecanismos que ajudam a manter o peso.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...