Reduzir o consumo de calorias não implica perder mais peso

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

consumo de caloriasQuando falamos em emagrecer, geralmente a primeira coisa que verificamos na dieta são as calorias, mas se bem que exista um balanço calórico negativo quando se pretende perder peso, não existe, no entanto, uma relação linear entre calorias e emagrecimento, ou seja, reduzir as calorias não implica directamente uma maior perda de peso.

Isto deve-se simplesmente à sabedoria do nosso corpo que ainda pode continuar a sobreviver quando o submetemos a uma dieta com poucas calorias. Assim, reduzir demasiado as calorias implicará uma diminuição do nosso metabolismo que mais cedo ou mais tarde pode condicionar negativamente o emagrecimento.

Por um lado pode-se perder peso rapidamente, mas também se irá perder massa muscular, o que reduz o gasto metabólico e com o tempo, a perda de peso será a mesma do que com outra dieta menos restritiva em calorias e o que ainda é pior, a maior redução de calorias pode produzir um efeito de “ressalto” importante que outra dieta mais moderada na redução de calorias não tem.

Por isso, reduzir mais as calorias não implica maior perda de peso, pelo que é aconselhável que a dieta não tenha menos de 1200 kcal diárias nas mulheres, nem menos de 1600 kcal por dia nos homens adultos.

Com uma dieta baixa em calorias pode-se não só desestabilizar o organismo, como também se irá sofrer mais devido às restrições na alimentação e nas calorias. Tudo isto porque a restrição nas calorias, mais cedo ou mais tarde, poderá não produzir os melhores resultados quando se pretende perder peso, como se tem de ter o máximo cuidado nas possíveis consequências para a saúde.

Em caso de dúvida consulte o seu médico.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.