10 razões para preferir os alimentos biológicos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

alimentos biológicos

No mundo em contínua mutação em que vivemos, optar por alimentos biológicos é uma escolha inteligente, preventiva e racional. Todos deveriam mudar e começar a consumir alimentos obtidos de forma tradicional, que nos permitam continuar a aproveitar a natureza tal e qual a conhecemos.

Começar a alimentar-nos de forma sustentável é algo ao nosso alcance e dentro das nossas possibilidades. O seu organismo, os agricultores e o ecossistema agradecerão imenso que escolha alimentos biológicos em detrimento da alimentação obtida a partir de processos industriais e longe dos tradicionais.

 

Os alimentos biológicos não têm aditivos químicos

Todos gostam de comer de forma saudável e esse requisito é preenchido pelos alimentos biológicos. Estes são obtidos através de procedimentos tradicionais, longe dos aditivos químicos e das substâncias de origem sintética, o que confere uma maior qualidade ao produto final.

Para a obtenção de alimentos biológicos apenas são intervenientes elementos naturais, o que se irá notar na qualidade e no sabor dos alimentos que chegam ao prato.

Consumir alimentos biológicos é uma aposta segura na saúde e recompensada pelo bom gosto do produto.

 

Melhorar o sistema imunitário

Alimentar-nos com alimentos biológicos ajuda-nos a melhorar substancialmente o sistema imunitário. Este tipo de alimentos fortalece-nos e dificulta o aparecimento de eventuais doenças provocadas por uma má alimentação.

O seu corpo e a sua saúde vão agradecer uma dieta com a presença deste tipo de alimentos. Deixe de lado os alimentos transgénicos com pouca qualidade que encontra diariamente nos supermercados. Se começar a optar pelos alimentos biológicos irá notar uma mudança para melhor.

 

Cuidar do ambiente

Optar por alimentos biológicos promove a conservação do meio ambiente, uma vez que para a sua obtenção não é preciso recorrer a produtos químicos que podem deteriorar a qualidade do solo onde são produzidas as frutas e as verduras.

A produção destes alimentos é muito mais sustentável e facilita a sobrevivência da agricultura mais tradicional, longe do pouco natural e massificado processo de certas empresas agrícolas.

Comer orgânico significa cuidar do meio ambientes onde vivemos, o que é bom para todos. Para além do mais, também os animais saem beneficiados de um lugar menos artificial, onde podem poder viver e alimentar-se mais dignamente.

alimentação biológica

Alimentos com estética “realista”

A estética deste tipo de alimentos é real. Têm imensas cores, texturas e sabores que os alimentos transgénicos não podem ter. São alimentos reais na aparência e sem quaisquer processos estranhos à natureza para a sua obtenção. A cor vermelha intensa de um tomate, a firme textura de uma fruta, o sabor único de uma hortaliça ou o tamanho natural de uma verdura são coisas que só a própria terra nos pode dar. Nenhum processo químico pode igualar essa sensação para o paladar e para a vista.

 

Impulsionar a agricultura tradicional

Mas não terá só benefícios saudáveis e saborosos. Irá ainda ajudar os pequenos agricultores e as suas famílias a continuar a viver da agricultura tradicional. Normalmente, este tipo de produto é cultivado por grupos reduzidos de pessoas que tratam com especial dedicação as pequenas terras de onde saem estes produtos de qualidade.

Consumi-los vai permitir a estes trabalhadores continuar a subsistir com um negócio que se tem vindo a perder progressivamente devido à concorrência das grandes empresas alimentares, as quais já acabaram com a existência de muitos pequenos agricultores.

 

Passam por rigorosos processos de controlo de qualidade

Os alimentos biológicos passam por muitos e rigorosos processos de controlo de qualidade, pelo que apresentam um selo distintivo em relação aos restantes alimentos.

Embora o seu custo possa ser mais elevado que o dos outros alimentos, a verdade é que a sua qualidade o justifica.

alimentos orgânicos

Também há carne de produção biológica

Nem só a fruta e a verdura podem ter um processo de produção biológico. Também a carne de vaca ou de frango podem chegar à nossa mesa sem que os animais tenham sido alimentados com transgénicos ou antibióticos de procedência duvidosa. Isso vai fazer com que a carne destes alimentos tenha mais qualidade e um sabor que os animais alimentados de forma menos natural não conseguem ter.

Os animais com carne de produção biológica costumam andar livres nos campos, onde as condições sanitárias são melhores. Irá notar isso quando provar qualquer carne de produção natural.

 

Contribuir para a prevenção do aquecimento global

Entre os benefícios ambientais dos alimentos biológicos está o da redução dos efeitos do aquecimento global, um problema que ameaça tornar ainda mais precário o nosso futuro.

O mundo corre o perigo de ir aumentando progressivamente sua temperatura média, com os danos irreparáveis que isso pode causar no meio ambiente.

Consumir alimentos obtidos de forma natural contribuirá para que o mundo seja um lugar melhor e não sofra as consequências da produção massiva de alimentos transgénicos que utilizam substâncias nocivas para o meio ambiente.

 

Comer como os nossos avós

Os nossos avós desfrutavam de produtos naturais provenientes um meio mais saudável do que hoje em dia. Poder comprar alimentos com essa essência é o que nos é proposto pela alimentação biológica. Se optar por consumir produtos artificiais, irá distanciar-se desta possibilidade e perderá todas essas qualidades permitidas por uma alimentação mais natural.

É como fazer uma viagem no tempo a uma época mais natural e menos contaminada.

 

Comer alimentos da época

Comer alimentos biológicos significa comer alimentos da época: nada de comer uma laranja quando não for a sua época, ou uma verdura quando também não é a altura certa. Comer os alimentos na sua época natural do ano permite-nos ganhar mais sabor e autenticidade, já que os alimentos disponíveis no supermercado durante todo o ano estão longe da realidade e não possuem os elementos próprios do verdadeiro produto em questão.

Isto aproxima-nos de um consumo mais real que apenas é possível através dos alimentos biológicos com mais qualidade e produzidos na época certa do ano.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...