Razões para fugir das dietas milagrosas

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dietas milagrosas

Emagrecer é um dos objectivos mais propostos no inicio de um novo ano. Quase todos ganhamos algum peso a mais durante as quadras festivas, e por isso vamos querer fazer alguma coisa para melhorar o nosso físico para a primavera e verão que se aproximam. Mas nem sempre a vontade é tão grande como a força de vontade necessária para conseguirmos emagrecer. Para conseguir emagrecer de forma rápida muitos são os que recorrem a dietas milagrosas, algo que devemos evitar por várias razões.

Para conseguir uma boa condição física e bom estado geral de saúde é necessário persistência e trabalho, pelo que nenhuma medida precipitada na qual a rapidez seja a base, será a mais correcta para conseguir esses objectivos. As dietas milagrosas para acabar com os quilos a mais provocados pelos excessos são um engano que nos promete resultados imediatos, no entanto a longo prazo terão consequências que devemos saber quando iniciamos este tipo de dietas.

A privação de nutrientes que o corpo precisa é a base deste tipo de dietas, e é por isso que durante um período determinado de tempo submetemos o organismo a uma rotina rigorosa na qual a ingestão de alimentos limita-se a um tipo concreto de nutrientes que satisfazem as necessidades do organismo. Esta restrição é que provoca o emagrecimento, pois o corpo vai buscar as reservas que tem para poder continuar com a sua actividade normal. No entanto, o corpo não é “ensinado” a optimizar as reservas e a não as acumular, pois o que se faz é simplesmente castigá-lo e obrigá-lo a consumir essas reservas.

O desporto e uma dieta correcta o que fazem é acelerar o metabolismo e optimizar o consumo de energia e distribuição da mesma pelo organismo. Isto o que fará será conseguir que se mantenha um peso correcto e não permitir engordar sem controlo. Esta deve ser a estratégia e não as dietas milagrosas que desregulam o organismo e o seu funcionamento, pois levam a carências alimentares enquanto se volta a uma alimentação normal, e à recuperação do peso perdido ou ainda mais. Assim, deve-se manter hábitos alimentares saudáveis de forma permanente, evitando os períodos de dieta com outros onde se come mais do que se deve e de forma incorrecta.

perder pesoEm muitas das dietas milagrosas costuma-se jogar com a fome. Passar fome nunca é bom para o organismo, pois a fome é uma forma de fazer com que o organismo acumule mais reservas para o futuro. É por isso que é necessário que não se passe fome e que se faça cinco refeições ligeiras por dia. Deste modo evitar-se-há que se coma mais do que o necessário.

Isto é o que acontece quando se faz uma dieta com este tipo de características, além de fazer com que ao acabar a dieta se volte a comer o mesmo que anteriormente ou mesmo pior.

É necessário que tenhamos sempre em conta que a dieta milagrosa por excelência não existe, e que o que realmente funciona é o exercício físico e adquirir uns bons hábitos alimentares que nos ajudarão a manter o peso correcto e a forma física ao longo dos anos.

loading...

Deixe o seu comentário