Quer ser vegetariano?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

vegetariano

Actualmente há cada vez mais pessoas a tomar consciência que os animais merecem mais respeito da nossa parte. Apesar dos nossos antepassados terem sido obrigados a caçar para sobreviver, hoje em dia temos conhecimentos e recursos suficientes para evitar comer carne. Deixar de comer carne não é tarefa fácil, e mais ainda quando toda a vida nos alimentámos com este género de alimento. Ser vegetariano custa de inicio, eventualmente até mais do que fazer dieta, mas é possível.

Para além disso, se tiver família e amigos que comem carne, ainda será mais complicado porque haverá momentos em que lhe irá apetecer comê-la, mas deve ter sempre em mente quais foram as razões pelas quais se quis tornar vegetariano. Esta é a única forma de poder manter os seus princípios sem que que nada, nem ninguém o façam demover. Por exemplo, pode gostar de animais e também querer comer de forma mais saudável. Quer saber alguns dos passos mais importantes para se converter ao vegetarianismo?

 

Passe mais tempo com os animais

Se passar muito tempo com animais, acaba por se dar conta que são seres vivos que merecem o seu respeito e deixará de querer consumir carne. Olhe para os seus olhos, tão belos como os olhos das pessoas. Os animais são seres inocentes que não se podem proteger das pessoas (com armas). Infelizmente ouço dizer muitas vezes que os animais são cruéis, mas não é verdade pois eles apenas se alimentam e seguem o ciclo natural das coisas. As pessoas podem ser muito mais cruéis e egoístas, que muitas vezes matam apenas por prazer como é o caso da caça “desportiva”.

Sendo uma pessoa vegetariana estará a proteger os animais e estará a dar um bom exemplo aos outros (como aos seus filhos, por exemplo). Se quiser combater a vontade de comer carne, considere ter tantos animais quanto possível ou seja voluntário num abrigo para animais. Quando vir um pedaço de carne, imagine os olhos desse animal e o ódio com que é morto indiscriminadamente.

vegetarianismo

Ganhe novos hábitos alimentares

Ninguém consegue tornar-se vegetariano da noite para o dia, sendo necessário fazê-lo de forma progressiva. É preciso mudar os hábitos alimentares progressivamente e de forma lenta. Tente reduzir o consumo de carne vermelha esta semana, elimine o consumo total na semana seguinte, na terceira semana reduza o consumo de peixe, na quarta elimine-o por completo, na quinta reduza o consumo de frango, na sexta elimine-o por completo…

É também extremamente importante fazer uma visita ao seu nutricionista para aprender a mudar os hábitos alimentares lentamente e sem risco de criar problemas para a sua saúde.

 

Experimente novos sabores

Os pratos vegetarianos também podem ser deliciosos. Pode encontrar muitos ingredientes interessantes e descobrir sabores surpreendentes e únicos. Da próxima vez que for fazer compras, verifique quais são os produtos que pode comprar em vez da carne (seguindo os conselhos do seu nutricionista). Muitas pessoas pensam que comer de forma vegetariana é algo muito caro, mas essa não é a realidade.

produtos vegetarianos

Os substitutos da carne

Quando cozinhar para a família e amigos será provável ter de usar substitutos para a carne nos seus pratos, mas a parte divertida é que ninguém irá dar conta disso. A soja granulada ou a soja em pedaços pode ser algo absolutamente delicioso nos pratos como substituto da carne.

 

Vigie a ingestão de nutrientes

É extremamente importante vigiar diariamente a ingestão de nutrientes para evitar qualquer tipo de deficiência no organismo que possa causar problemas de saúde. A sua dieta deverá fornecer ao seu corpo tudo o que este precisa para funcionar bem. Por essa razão, se em alguma altura notar que tem algum problema de saúde, isso significa que o seu corpo não tem nutrientes suficientes. Peça ajuda ao seu médico para a criação de um plano de alimentação que inclua todos os nutrientes e vitaminas necessários para manter o corpo saudável.

 

Mantenha os objectivos

Se quiser sentir-se bem contigo mesmo, tem de se lembrar das razões pelas quais se quis tornar vegetariano. É muito importante cumprir os seus objectivos. Pode ser que os seus objectivos sejam comer de forma mais saudável, perder peso, poupar dinheiro ou proteger a vida dos animais… mas sejam eles quais forem, tenha-os sempre em mente para poder continuar com os novos hábitos alimentares. Passar algum tempo com outros vegetarianos também pode ser uma boa ajuda para percorrer um caminho que não é fácil, mas que também não é impossível.

loading...

Deixe o seu comentário