Quando comer pão numa dieta para emagrecer

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

como perder peso

Aqui neste blog defendemos o pão. Achamos que é um mito que o pão engorda e que deve ser afastado de qualquer dieta para emagrecer. Como qualquer alimento, o pão tem nutrientes e calorias (e não muitas), mas a sua má fama é devida à sua composição incluir hidratos de alto índice glicémico, pois poderá acumular em forma de gordura imediatamente.

Desde o momento em que nos levantamos que o corpo procura energia e a maior parte dessa energia vem da oxidação de hidratos de carbono, sendo o pão fundamental para contribuir para esse efeito, sempre que falamos de um consumo razoável: uma torrada pela manhã, algumas fatias a meio do dia e um pouco à tarde.

O problema com o pão é quanto e quando se deve comer. É claro, como com qualquer outro alimento, se comermos grandes quantidades iremos contribuir para que tenhamos maior ingestão de calorias do que aquilo que gastamos, pelo que irá contribuir para se ganhar peso. Os hidratos de carbono do pão são fonte de energia, mas se comermos pão e não gastarmos a energia (o jantar é um exemplo), é certo que o hidratos não irão ser gastos e irão ser armazenados em grande parte como gordura.

Também o tipo de pão influencia bastante. Quanto menos processada estiver a farinha melhor, pois o índice glicémico desse pão não será tão alto, pelo que devemos escolher pão integral com maior quantidade de minerais e fibras (assim o índice glicémico será menor) e tentar longe possível dos períodos de descanso ou inactividade, pois não iremos precisar dessa energia. Pode-se no entanto comer pão ao jantar? Sim, mas é preciso dosear a quantidade, porque se comermos meio pão, certamente que parte da energia irá ser armazenada.

Por tudo isto podemos dizer que o consumo de pão quando pretendemos perder peso deve ser menor tanto quanto se aproxima a hora do descanso. Não haverá problemas de manhã porque nos vai fazer falta como combustível, tal como ao meio dia, sobretudo se pela tarde estivermos activos. Deve-se reduzir o consumo conforme se for aproximando a noite pois é quando vamos gastar menos energia. Não esqueçamos que a OMS recomenda consumir 200-250 gramas de pão por dia.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...