Quais são os alimentos mais viciantes?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

alimentos viciantes

Já ouviu falar sobre adição ou dependência em relação à comida? Trata-se precisamente de não conseguir parar de comer um determinado alimento e ter sempre vontade de comer mais e mais. Por muito descabido que lhe possa parecer, já diversos estudos vieram mostrar que algumas substâncias que comemos podem ter um impacto directo no chamado centro de recompensas do cérebro, pelo que também é criado um maior desejo.

“Estes alimentos são chamados ‘hyper-palatables’ (híper saborosos, em português) e são combinações de açúcar, gordura, sal e álcool, sendo tipicamente produtos processados ou refinados”, explica Pamela Peeke, médica e autora do livro ‘”The Hunger Fix: The Three Stage Detox and Recovery Plan for Overeating and Food Addiction’.

Pizza, biscoitos, refrigerantes. Quantas vezes já se deixou cair em tentação?

Conta o Huffington Post que a escolha dos nove alimentos mais viciantes chegou depois de um grupo de investigadores da Universidade de Michigan ter avaliado os hábitos alimentares de um conjunto de pessoas, submetidas também a um teste em que definiam o seu grau de resistência a determinados alimentos (1 – muito resistente; 7 – nada resistente).

 

Pizza (4.1 pontos): Foi que o que teve a maior pontuação. De acordo com o Departamento de Agricultura Norte-Americano, todos os dias cerca de 13% da população come pizza, ou seja, 1 em cada 8 pessoas. Mas qual é o problema? Que cada pedaço de pizza contém cerca de 300 calorias e umas 10 gramas de gordura, mais os ingredientes que leva por cima. E sabemos que para muitas pessoas é muito difícil conseguirem parar de comer, pelo que é muito fácil exceder o consumo diário tanto de calorias como de gorduras, para além de ter imensas gorduras saturadas.

 

Chocolate (3.73 pontos): Embora sempre tenha sido olhado como algo que nos pode animar, é também verdade que algumas pessoas sentem um grande desejo e prazer quando comem chocolate, pelo que é muito fácil excederem-se, especialmente com algumas apresentações mais processadas e com alto conteúdo em gordura.

 

Chips (3.73 pontos): Uma investigação apresentada em 2013 pela Sociedade Americana de Química descobriu que ao ser dado a ratinhos de laboratório a possibilidade de escolherem entre batatas fritas e comida regular, estes escolhiam maioritariamente as batatas fritas, e isto tinha um efeito marcante sobre o seu comportamento cerebral. Os ratinhos consumiram grandes quantidades de chips apenas pelo prazer de comê-los e não por terem fome, segundo o investigador principal do estudo, o Dr. Tobias Hoch. Com muita gordura, uns 30 chips têm cerca de 320 calorias.

 

Bolachas (3.71 pontos): A Universidade de Connecticut descobriu que as bolachas eram tão viciantes como a cocaína quando dadas a ratos de laboratório. Embora várias críticas tenham sido feitas ao estudo, houve outras investigações que encontraram uma relação real do açúcar com as drogas. Em termos de nutrição, quatro pequenas bolachas de chocolate têm 192 calorias e 10 gramas de gordura.

 

Gelados (3.68 pontos): A cremosidade do gelado atrai qualquer um, mas também é a perdição, já que este creme e o leite que contém possuem níveis muito altos de “gorduras más”. Isso significa que comer gelado com regularidade não é muito bom para o peso. Uma porção de gelado de baunilha, por exemplo, contém 230 calorias e 14 gramas de gordura.

 

Batatas fritas (3.60 pontos): São deliciosas e queremos sempre comer mais, mas este tipo de alimentos fritos está relacionado com uma substância potencialmente prejudicial para a saúde chamada acrilamida, que segundo a FDA, pode causar certos tipos de cancro nos animais. Enquanto não forem realizados mais estudos os especialistas sugerem que se reduza o consumo de alimentos fritos. A informação nutricional das batatas fritas também é motivo para fazer uma pausa, uma porção grande de batatas fritas tem 510 calorias e 24 gramas de gordura.

 

Cheeseburguer (3.51 pontos): Os hambúrgueres contêm substâncias que podem ter um grande impacto na saúde arterial das pessoas devido ao seu alto conteúdo em gorduras saturadas e sódio. Um hambúrguer tem 270 calorias, 12 gramas de gordura e 630 mg de sal (o que é quase metade da quantidade diária recomendada, segundo a American Heart Association).

 

Refrigerantes (3.29 pontos): Cada norte-americano bebe cerca de 150 litros por ano de refrigerantes e consomem umas 6 colheres por dia, das quais metade é proveniente de bebidas enlatadas. Os refrigerantes estão ligados à obesidade, à pressão arterial e alguns tipos de cancro. A melhor opção é sempre o consumo de água.

 

Bolos (3.26 pontos): Os bolos em geral contêm grandes quantidades de açúcar e gordura. Um pedaço de bolo de chocolate com cobertura de chocolate tem 506 calorias e 22 gramas de gordura.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...