Quais os benefícios do café?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

benefícios do café

Sabe que o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo apenas atrás do consumo de água? Estima-se que diariamente serão bebidas cerca de 400 milhões de chávenas de café em todo o mundo. No entanto, embora esta revitalizante bebida tenha uma grande aceitação porque é uma pequena “bomba de energia” para começar o dia, também há que ter algum cuidado com o seu consumo.

Muitos médicos afirmam que o consumo de café em grandes quantidades pode aumentar a pressão arterial, devido em parte, à grande quantidade de cafeína existente na sua composição.

Mas vamos hoje deixar de lado os “contras” e vamos falar sobre os benefícios do café, que também não devem ser ignorados. Quer saber quais são os benefícios já que é um amante do café? Então tome nota:

 

Os benefícios de beber café

  • O café pode prevenir doenças. É verdade, leu bem. Numerosos estudos médicos revelaram que as pessoas que consomem entre 2 a 3 chávenas de café por dia podem prevenir vários tipos de doenças. Com efeito, esta bebida pode reduzir o risco de se vir a padecer de algumas doenças cardiovasculares, respiratórias, AVC’s, diabetes, infecções e lesões. No entanto, e em contraposição, se forem bebidas mais do que 4 ou 5 chávenas de café, pode dar-se o efeito contrário (como por exemplo o aumento da pressão arterial).
  • Actua como um poderoso antioxidante. O café está em sexto lugar na lista das bebidas e alimentos com mais antioxidantes, logo atrás das nozes, amoras ou alcachofas. Desta forma, o café pode ajudar a atrasar o envelhecimento das células e está associado a uma melhor saúde cardiovascular. Em conclusão, o café quando consumido em pouca quantidade (como em tudo nesta vida) pode ajudar-nos a viver mais e com melhor qualidade de vida.
  • O café ajuda a melhorar a concentração e a focalizar a atenção. Devido ao seu alto conteúdo em cafeína, o café faz com que nos sintamos mais despertos e com mais energia. Isto é algo que ajuda a desenvolver as nossas actividades quotidianas, tanto profissionais como sociais de uma forma mais eficiente. Esta é uma das razões pelas quais muitas pessoas de média idade bebem uma chávena de café logo a começar o dia. E se a isto ainda acrescentar umas peças de fruta, então certamente que poderá começar o dia a funcionar logo a 200%.

 

Depois de ler este texto, será que ficou surpreendido com todos os benefícios do café? No entanto, se tem algumas reservas em beber café devido às suas desvantagens, pelo menos não quererá experimentar beber uma ou duas chávenas de café por dia. Talvez seja uma boa ajuda para começar melhor o dia. Não acha?

Imagem @Ricardo Bernardo

loading...

Deixe o seu comentário