Propriedades do melão

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

melão

O melão não é apenas uma fruta refrescante para os meses de verão, mas tem também imensas propriedades que ajudam a proteger a nossa saúde. Fruto do meloeiro, uma planta anual e herbácea, o melão destaca-se por ter um grande conteúdo em água (90%) e poucas calorias, pelo que é um alimento ideal para ajudar a perder peso e uma excelente forma de nos manter hidratados.

Graças ao grande número de variedades desta fruta e à existência de cultivos em estufas, podemos dispor de melões durante todo o ano, embora a sua temporada real seja entre os meses de Maio de Setembro. De seguida vamos conhecer um pouco melhor as propriedades do melão. Irá ficar com vontade de comer já uma talhada!

 

Elimina toxinas

Para além de ter um grande conteúdo em água e poucas calorias, o melão é também rico em hidratos de carbono e na sua composição destaca-se a presença de proteínas e fibras. Trata-se de uma fruta muito diurética e que actua como um laxante suave, eliminando toxinas e ajudando a neutralizar a acidez. Para além disso, ajuda a prevenir as manchas na pele graças à eliminação de toxinas, tal como referimos anteriormente.

 

Vitaminas e outras propriedades

As diferentes variedades de melão fornecem vitamina A, a qual ajuda a evitar a sequidão nas mucosas e na pele. Tem também vitamina E, um poderoso antioxidante que previne o cancro e as doenças cardiovasculares. Para além disso, tem ainda bastante vitamina C. Para terminar esta lista, há também que referir que o melão tem fibras, potássio, cálcio, ácido fólico e zinco, e ainda ajuda a prevenir a gota, a artrite e o colesterol alto.

 

Os benefícios do melão

O consumo de melão baixa a pressão arterial, regula os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, melhorando a circulação sanguínea. É também desintoxicante, tem efeito diurético e depurativo do sangue. Por ser rico em antioxidantes, combate os radicais livres que estão relacionados com várias doenças e com o envelhecimento precoce.

Sua alta concentração de fibras faz do melão um laxante natural, e é digestivo, calmante e tónico geral. Óptimo para repor sais minerais e hidratar depois de uma prática esportiva e para dar energia.

Todos esses benefícios e tão poucas calorias, 100g têm aproximadamente 34 calorias. Por isso, é uma fruta óptima para compor sua dieta de emagrecimento e de beleza.

 

Beleza

Por último, o melão também é usado em tratamentos de beleza, já que também tem benefícios externos: deixa a pele hidratada, suave e tonificada e ajuda a prevenir as rugas. Por essa razão é muito utilizado em mascarilhas e cremes.

Deixe o seu comentário