Propriedades e benefícios da quinoa

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

quinoa

A quinoa tem andado muito na moda nos últimos anos graças à grande quantidade de benefícios e propriedades que proporciona ao organismo. A quinoa é uma semente originária da América do Sul embora seja relativamente recente no nosso país, mas trata-se de um alimento que já é consumido há muitos anos em diversas partes do mundo.

De seguida vamos saber mais sobre este superalimento que não devia faltar na sua alimentação diária e que pode ser consumido de diversas formas.

propriedades da quinoa

Propriedades da quinoa

A quinoa é uma semente que devido às suas excelentes propriedades é equiparada a um tipo ou classe de cereal. Destaca-se pela grande quantidade de proteínas que contém. Cada 100 gramas de quinoa têm uns 16 gramas de proteínas de boa qualidade. Em relação às calorias, a quinoa contém as mesmas que qualquer outro cereal embora com uma menor quantidade de hidratos de carbono.

Outro dos aspectos a destacar na quinoa é o seu alto conteúdo em fibra já que pode fornecer até umas 15 gramas por cada 100 gramas de produto. Em relação aos nutrientes, a quinoa é uma fonte excelente em minerais como o magnésio, o cálcio ou o ferro, e em vitaminas do tipo B e E, o que torna a mesma num alimento essencial e que não devia faltar no menu diário de qualquer pessoa.

beneficios da quinoa

Benefícios da quinoa

Devido ao facto de não ter nenhum glúten é um alimento essencial na dieta de qualquer pessoa com a doença celíaca. No caso de querer emagrecer e perder peso, a quinoa não devia faltar na sua dieta diária pois tem poucas calorias e hidratos de carbono. Outro dos grandes benefícios da quinoa está no facto de ter um baixo índice glicémico, sendo um alimento excelente para aquelas pessoas que sofrem de uma doença tão comum como a diabetes. Como referimos anteriormente, a quinoa também é rica em fibras insolúveis pelo que o seu consumo ajuda a combater os problemas de prisão de ventre.

Se está a seguir uma dieta vegetariana ou vegan é um alimento que lhe vai fornecer uma grande quantidade de proteínas e de ferro, pelo que pode substituir sem problemas alimentos como a carne e os ovos. Como podemos ver e comprovar, a quinoa é um alimento com um grande número de benefícios para o organismo pelo que pode ser consumida sem problemas na sua dieta habitual.

consumo de quinoa

Consumo de quinoa

Antes de cozinhar a quinoa deve começar por limpar muito bem para eliminar o sabor amargo que costuma ter no seu estado natural. Lembre-se que deve apenas lavar bem mas sem deixar encharcar. Logo de seguida deve colocá-la a ferver numa panela com água e deixar a cozer durante 20 minutos (mais ou menos) como se fosse arroz. Passado esse tempo deve coar para eliminar todas as impurezas possíveis e está pronta ser cozinhada como bem pretender. Para ser consumida, a quinoa pode ser aproveitada sob imensas formas, quer seja em hambúrgueres, em saladas ou juntamente com umas quantas verduras salteadas.

A maioria dos nutricionistas tem a mesma opinião sobre a quinoa e dizem que é um dos alimentos do futuro graças à grande quantidade de nutrientes e propriedades que contém. Se ainda não teve oportunidade de experimentar, então é altura para começar a juntá-la na sua dieta diária. Verá que a sua saúde e o seu corpo irão agradecer.

Se já costuma consumir quinoa, também gostaríamos de saber se tem resultado consigo. Deixe-nos as suas impressões na caixa de comentários abaixo.

loading...

Um comentário

  1. Carlos Teixeira

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...