4 Conselhos para prevenir problemas cardíacos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Muitas pessoas não sabem o que é uma doença cardíaca, desconhecendo até mesmo que é possível a sua prevenção.

A Associação Americana do Coração diz o seguinte a esse respeito: “O poder preventivo está nas mudanças reais do seu estilo de vida, o que pode reduzir o risco de doença cardíaca até 80 por cento”.

Por essa razão, vamos hoje desvendar alguns dos segredos para a prevenção de doenças do coração e de um possível enfarte do miocárdio.

prevenir problemas cardíacos

Pratique exercício físico

É tão simples quanto isso, ou seja, deve mexer-se para manter o coração saudável. Bastam apenas 30 minutos de exercício diário, e apenas durante 5 dias por semana. Até mesmo as actividades mais simples contam: caminhar, passear o cão, subir escadas, andar de bicicleta, etc.

 

Tenha uma dieta saudável

Neste caso não estamos a falar de qualquer dieta saudável, mas de uma que inclua alimentos com benefícios para o coração.

A Associação Americana do Coração recomenda que se coma mais fruta, verduras, cereais integrais, produtos lácteos magros, frango, peixe e frutos secos. Por outro lado é aconselhável começar a colocar de lado a carne vermelha, os alimentos processados, e os alimentos com alto conteúdo de sódio e açúcar.

Os alimentos ricos em gorduras saturadas (alimentos gordos de origem animal, carne vermelha, leite, manteiga, natas, entre outros alimentos tradicionalmente ricos em gordura) são de evitar, uma vez que promovem a elevação do colesterol sanguíneo. Os alimentos ricos em gorduras insaturadas (alimentos gordos de origem vegetal como o azeite, as nozes e as amêndoas, para além dos peixes gordos e as aves) devem ser ingeridos, praticamente, todos os dias, ainda que, em doses moderadas (alguns possuem muitas calorias).

Se tem mais de 40 anos, pode ingerir um a dois copos de álcool por dia (até lá, o risco de doença cardiovascular é muito pequena, não existindo benefícios na ingestão de álcool). Deve ingerir, diariamente, cerca de nove doses de vegetais e fruta (cinco a seis doses de vegetais e três a quatro doses de fruta). Nota: é considerada uma dose a quantidade que cabe na palma da mão de cada pessoa. Os cereais ingeridos devem ser, preferencialmente, integrais de forma a aumentar os índices de fibra.

 

Mantenha-se informado sobre as doenças do coração

É importante saber mais sobre as doenças relacionadas com o coração e os respectivos sintomas, de forma a poder estar alerta perante qualquer alteração no seu estado de saúde.

 

Conheça os seus riscos

Faça análises com rotina para conhecer o estado do seu coração e para saber se tem algum risco de vir a sofrer algum problema cardíaco.

loading...

Deixe o seu comentário