Porque são saudáveis os cogumelos?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cogumelos beneficios

Os cogumelos, esses grandes desconhecidos. Os cogumelos são mais uma prenda da mãe natureza que não devia faltar na dispensa da nossa casa, uma vez que têm muitos mais benefícios para a nossa saúde do que seria de imaginar.

Quer saber porque deve anotar na sua lista de compras este saboroso e nutritivo alimento? Hoje vamos dar a conhecer alguns dos muitos benefícios que os cogumelos têm. Vai ficar surpreendido!

 

Vitaminas e minerais

A micologia ou micetologia tem-se vindo a tornar num dos hobbies preferidos dos amantes da natureza e do turismo rural. No entanto, para além de ser um passatempo muito saudável, os cogumelos podem também ajudar a melhorar a nossa saúde, ao mesmo tempo que nos podemos deliciar com alguns dos sabores mais requintados da gastronomia.

 

Não engordam

Podemos mesmo afirmar que os cogumelos (das espécies comestíveis) são imprescindíveis em qualquer dieta saudável que se preze. Se quer perder peso e livrar-se de alguns quilinhos a mais, então os cogumelos são uma excelente opção já que são compostos em 90% por água. Por essa razão têm muito poucas calorias, ou seja o seu valor calórico é extremamente baixo.

No entanto e apesar do seu pequeno tamanho, os cogumelos têm imensos benefícios, nomeadamente vitaminas B, C e D, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. São vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa para garantir a boa saúde dos ossos, a manutenção das células e até mesmo o desenvolvimento do cérebro.

cogumelos comestiveis

Espécies comestíveis de cogumelos

Aqui fica também uma pequena lista de algumas das espécies de cogumelos comestíveis em Portugal. Lembre-se de que existem “muitos especialistas” de cogumelos, por isso, tenha cuidado com a identificação correcta destes “produtos da terra” (cogumelos silvestres). Prefira os que são produzidos ou vendidos por empresas especializadas, pois têm controlo laboratorial (inoculação controlada).

  • Boletis aereus Bull;
  • Amanita ponderosa;
  • Cantharellus cibarius var. cibarius Fr.;
  • Amanita caesarea (Scop.) Pers.;
  • Macrolepiota procera var. procera (Scop.) Singer;
  • Coprinus comatus (O.F. Müll.) ;
  • Amanita rubescens var. rubescens Pers.;
  • Russula cyanoxantha (Schaeff.) Fr.;
  • Lactarius deliciosus (L.) Gray.

 

Efeito antioxidante

Para além de todos os benefícios que já referimos, os cogumelos também têm um efeito antioxidante, melhoram o funcionamento do sistema circulatório, ajudam a manter o nível do colesterol e a reduzir a queda do cabelo.

Não se esqueça que existem imensas e diferentes espécies de cogumelos e que cada uma delas tem mais ou menos propriedades e benefícios para a saúde. Por exemplo, aos cogumelos de origem asiática, como os maitake e reishi, são atribuídas algumas propriedades curativas.

O que podemos retirar em jeito de conclusão é que os cogumelos têm muitos mais benefícios para a nossa saúde do que qualquer um de nós poderia imaginar. Delicie-se com um prato de cogumelos e cuide da sua saúde ao mesmo tempo.

loading...

Deixe o seu comentário