Porque é que as mulheres vivem mais tempo do que os homens?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

casal idoso

A comunidade científica já mostrou através de diversos estudos porque é que as mulheres vivem mais do que os homens. O estilo de vida, a alimentação e a predisposição genética podem ser a explicação das causas da longevidade feminina.

Este é um facto que há muitos anos desperta a curiosidade entre os cientistas. E foi graças a investigações como as levadas a cabo pela Universidade Monash, na Austrália, e pela Universidade de Lancaster, na Inglaterra (Reino Unido), que agora sabemos a razão para este facto.

 

Fumam e bebem menos

Um possível factor referido pelos cientistas poderá ser o estilo de vida e a alimentação, uma vez que de uma forma geral, os homens costumam beber e fumar mais do que as mulheres. Assim, e neste sentido, os hábitos de vida e a alimentação podem ter muito a ver.

 

O ADN mitocondrial

Para além disso, os cientistas destas universidades descobriram que a acumulação de mutações prejudiciais no ADN mitocondrial poderá ser a principal causa dos homens viverem menos anos. Uma terminologia bastante complicada, mas que pode ser facilmente resumida.

As mitocôndrias são órgão celulares que fornecem energia às células e que estão relacionadas com o envelhecimento. Além disso, têm ADN próprio e que é herdado pela via materna, uma vez que as mitocôndrias do espermatozóide se perdem durante a fecundação.

Porque é que as mulheres vivem mais tempo do que os homens?

Os cromossomas

Mas para além destas mutações, também existe um outro factor genético que ajuda a explicar as causas da longevidade feminina, e que são os cromossomas sexuais. As mulheres têm dois cromossomas X, mas nenhum cromossoma Y. O que significa que se tiverem um dos cromossomas X com defeito, existe mais um de “reserva”, ao contrário dos homens que “apenas” têm um cromossoma X e outro Y.

 

As hormonas

Para além de tudo isto, é preciso ter em conta também que as hormonas ligadas ao sexo como os estrogénios têm um importante papel na protecção contra certas doenças, como por exemplo as doenças cardiovasculares.

Deixe o seu comentário