Por que razão os cães fazem bem à saúde?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

saúde

Os cães são os nossos melhores e mais fiéis amigos, e para além disso ainda nos ajudam a cuidar da saúde. Num artigo anterior explicámos que os animais de estimação fazem bem à saúde. Mas falando um pouco mais concretamente sobre os nossos amigos caninos, estes são sem dúvida alguma um excelente remédio e uma forma de prevenir as doenças.

De certeza que quem gosta destes amigos peludos de quatro patas está de acordo connosco. Mas por que razão afinal é que os cães fazem assim tanto bem à saúde? Como é que os nossos leais amigos nos podem ajudar? Descubra neste artigo!

 

Fazem bem ao coração

A doutora Susan Susan Friedman revela-nos porque os cães são tão bons para a saúde. Segundo uma investigação realizada por esta especialista, os cães ajudam os pacientes a recuperar mais facilmente após terem sofrido um ataque cardíaco. Com efeito, os pacientes que são donos de cães recuperam mais rapidamente do que as outras pessoas que não têm um amigo canino em casa.

Um estudo científico em adultos saudáveis, crianças saudáveis e adultos com tensão arterial elevada mostrou que estar na presença de um cão ou acarinhar um gato pode ter efeitos bastante positivos no controlo da tensão arterial.

Os dados demonstram esta conclusão. Mas qual é a explicação para tudo isto? Aparentemente, a companhia canina ajuda a reduzir as tensões, o stress e a ansiedade, para além de aumentar a auto-estima.

 

Ajudam a combater a depressão

Os especialistas vão ainda mais longe ao afirmar que os cães são um excelente antídoto contra a depressão. Isto deve-se ao facto de que a companhia dos cães diminui a solidão, e com o amor incondicional que devotam aos seus donos, são um excelente remédio para superar as experiências mais dolorosas da vida.

Há mesmo casos de crianças com autismo que ultrapassaram alguns estigmas com a ajuda de animais de estimação.

Para além de tudo disso a extroversão, a diversão e a descontracção são características comuns aos donos de cães.

 

 

Reduzem o risco de alergias

Relacionar-se com um cão desde os primeiros anos de vida ajuda a reduzir o risco de alergias a pêlos de animais. Um estudo realizado pela Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, defende que as pessoas que conviveram com animais desde muito cedo desenvolvem uma menor probabilidade de ter problemas alérgicos.

 

Transmitem segurança

Vários estudos revelam que os donos de animais sentem que o seu cão lhes dá apoio e protecção afectiva.

 

Aumentam a sociabilidade

Ter um animal doméstico, especialmente um cão, leva-nos a interagir mais com os outros, sobretudo com os donos de outros animais.

 

Ajudam-nos a estar em forma

Para além do mais, o facto de ter um cão em casa e ter de sair a passear com ele, é uma excelente forma de nos manter activos e em forma, evitando assim os perigos de uma vida sedentária.

Desde logo, são imensos os motivos para desfrutar da companhia de um cão em casa. Naturalmente que também lhes devemos dar todos os cuidados e amor que os nossos peludos amigos merecem.

Imagem freeparking via Flickr

loading...

Deixe o seu comentário