Os lípidos são importantes na dieta?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

lipidos

Os lípidos ou gorduras são biomoléculas orgânicas compostas fundamentalmente por carbono e hidrogénio e, em proporções muito mais baixas, oxigénio. Os lípidos são importantes para a dieta e representam cerca de 30% do que comemos.

Os lípidos são relevantes na dieta porque são essenciais para algumas funções vitais que fazem com que o organismo funcione correctamente. Por exemplo, são necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema cardiovascular.

 

Tipos de lípidos

Existem três tipos de lípidos entre os alimentos: gorduras, fosfolípidos e colesterol.

As gorduras saturadas são as que conhecemos como as gorduras mais porque quando consumimos demasiadas criam problemas na circulação e de colesterol. As gorduras insaturadas são benéficas para a saúde porque regulam as saturadas.

Os fosfolípidos intervêm na constituição da membrana celular.

E por último o colesterol, que embora seja difícil de acreditar para muitas pessoas, desempenha funções no organismo, como por exemplo, potenciar a síntese das hormonas sexuais ou dos sais biliares, bem como ser um pilar na formação da já mencionada membrana celular.

 

Para que servem os lípidos?

Os lípidos também rodeiam as células e dão-lhes suporte estrutural. Para além disso ajudam a sintetizar algumas vitaminas. Mais concretamente as vitaminas A, E, D e K são lipossolúveis, pelo que sem as gorduras adequadas o corpo não poderia nem transportá-las, nem absorvê-las. Os lípidos são ainda uma fonte de ácidos gordos essenciais, os quais são necessários para os processos celulares e alguns têm a ver com a regulação da temperatura e com a coagulação do sangue. Outra das funções dos lípidos e de igual importância, é a protecção dos órgãos, uma vez que os cobrem.

Quando pensamos ou nos movemos, quer seja num suave exercício físico ou num simples passeio até ao café mais próximo, o nosso corpo utiliza os lípidos acumulados para gerar energia. E na realidade os lípidos são a principal reserva de energia do corpo. Não obstante, o organismo preferirá consumir antes a glucose quando realizamos exercícios intensos, uma vez que esta é um combustível de maior qualidade.

Como podemos ver, os lípidos são insubstituíveis para o nosso corpo, pelo que é efectivamente necessária a presença dos lípidos na dieta diária de qualquer pessoa saudável.

loading...

Deixe o seu comentário