Os efeitos negativos das bebidas energéticas

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Os efeitos negativos das bebidas energéticas

Se pratica desporto de forma regular e consume bebidas energéticas, o estudo realizado pela Universidade Camilo José Cela em Espanha irá despertar a sua atenção. Segundo uma investigação realizada por este centro académico, o consumo deste tipo de bebidas pode provocar insónias e nervosismo entre os desportistas.

Esta investigação foi levada a cabo durante quatro anos e coloca em evidência os perigos inerentes ao consumo deste género de bebidas. Mas, quais são exactamente esses perigos? Vamos conhecer de seguida alguns dados interessantes…

 

Insónias e nervosismo

Cada vez mais os desportistas consomem bebidas energéticas, tanto os profissionais de elite como os desportistas amadores. O problema é que muitos fazem-no de forma incorrecta.

De uma forma geral, as bebidas energéticas aumentam o rendimento físico dos desportistas. Até aqui todos estamos de acordo. Mas quais são as consequências deste consumo? Os cientistas também se questionaram se este tipo de bebidas energéticas tem outros efeitos secundários e quais são. Há razão para nos preocuparmos?

Durante quatro anos, desportistas de elite de diferentes desportos, como basquetebol, futebol e ténis, consumiram três latas de bebida energética antes de entrarem em competição. O rendimento físico dos participantes foi bastante alto, tal como puderam constatar os investigadores com a ajuda de dispositivos GPS, os quais determinaram a distância e a velocidade dos atletas.

efeitos negativos das bebidas energéticas

Hidratos de carbono e cafeína

No entanto, para além de um maior rendimento físico, os participantes também afirmaram ter experimentado problemas em dormir e nervosismo generalizado após terminarem a competição. Neste sentido, há que ter em conta a composição deste tipo de bebidas, as quais são ricas em hidratos de carbono e cafeína.

Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, as bebidas energéticas não fornecem muito mais energia do que os sumos tradicionais. O segredo desse efeito que nos faz ter maior rendimento físico está relacionado com a presença da cafeína, a qual é um poderoso estimulante.

Se costuma consumir estas bebidas, não se esqueça de que é recomendável fazê-lo com muita precaução. Em caso de dúvida consulte o seu médico.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...