Os benefícios de comer ameixas

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ameixas

As ameixas são muito pouco valorizadas nas dietas de muitos países, provavelmente devido á escassa informação existente acerca desta fruta, mas que tanto bem podem fazer à nossa saúde. As ameixas não são apenas deliciosas, têm imensos nutrientes que nos podem ajudar a estar mais saudáveis. Se comer ameixas durante várias semanas irá começar a notar os benefícios na sua saúde.

As ameixas têm um alto valor nutritivo. São ricas em água, açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas. São também conhecidas pelas suas propriedades laxantes, que se devem à sua riqueza num tipo de açúcar – o sorbitol. Quando secas, essa propriedade fica ainda mais acentuada.

Por ser um fruto difícil de conservar, na sua forma natural, o seu consumo fora de época, pode ser feito através dos seus derivados como compotas, licores, conservas em calda de açúcar ou sob a forma desidratada. As ameixas secas são excelentes para recheios de carne, bolos e sobremesas.

Embora a ameixa seja uma fruta macia, ela só é boa para o consumo enquanto está firme, com aparência fresca e cor viva, sem partes moles, manchadas ou amachucadas. A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional. Por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em provitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína. A ameixa-preta apresenta elevada atividade aquosa.

Pode encontrar ameixas nos mercados em muitas cores e tamanhos, e dependendo da região onde vive, poderá encontrá-las no final do verão ou no outono. Mas nem só as ameixas frescas fazem bem à saúde. Também as ameixas secas (ou passas) são boas para si, e para muito mais do que somente para alívio da prisão de ventre! Se você também não costuma dar grande importância às ameixas, então conheça algumas das razões para as começar a consumir, porque seguramente as irá começar a incluir na sua dieta diária já a partir de hoje.

 

Previnem os danos celulares

Tal como os morangos, as framboesas, as cerejas ou as uvas roxas, também as ameixas são uma rica fonte de antioxidantes que protegem as células contra os danos a nível celular e ajudam a prevenir doenças tão graves como o cancro. Quando começar a comer um par de ameixas por dia, poderá começar a sentir os benefícios na sua saúde.

 

Uma melhor saúde cardíaca

As ameixas ainda ajudam a cuidar melhor da saúde do seu coração. São ricas em potássio e ajudam a controlar a pressão arterial e a aliviar ou prevenir doenças cardíacas, assim como derrames cerebrais (AVC’s).

beneficios das ameixas

As ameixas fazem bem à vista

Se costuma comer cenouras para ter uma vista saudável está a fazer o que é mais correcto, mas se quiser ter uma forma mais suave de cuidar dos seus olhos através da alimentação, então as ameixas são a resposta. As ameixas para além de serem saborosas e saudáveis, têm também vitamina A (que é a vitamina mais importante para a saúde dos olhos e para ter uma boa visão). As ameixas contêm ainda zeaxantina que ajudam a proteger a retina da luz ultravioleta, tão prejudicial para a vista.

 

Ajudam a controlar o açúcar no sangue

As ameixas são uma fruta com um baixo índice glicémico e que podem ajudar a controlar o açúcar no sangue, pelo que são uma fruta ideal para prevenir a diabetes. Apesar disso, devem ser consumidas com moderação, sobretudo se tem excesso de açúcar no sangue, uma vez que as ameixas secas e também as frescas contêm hidratos de carbono e açúcar.

loading...

Deixe o seu comentário