Os benefícios da música para a saúde

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

O filósofo grego Platão disse que a música é para a alma, o que a ginástica é para o corpo. Uma frase que resume na perfeição todos os benefícios da música para a saúde, tanto física como psicologicamente.

Hoje vamos convidá-lo a subir o volume e a desfrutar da sua música favorita, porque ouvir música tem mais benefícios para a saúde do que seria de esperar.

benefícios da música

Reduz as dores crónicas

Diversas investigações já provaram que ouvir música pode ajudar a reduzir as dores crónicas de doenças como a artrose ou até mesmo a depressão. A verdade é que a música pode ser um bom antídoto contra a tristeza e a solidão.

Neste sentido, cientistas um pouco por todo o mundo já provaram que a música também ajuda a libertar endorfinas, o que ajuda a controlar a ansiedade e a diminuir a dor. Isto faz com que as terapias musicais tenham grande utilidade em muitos hospitais.

 

Ajuda a baixar a pressão arterial

No entanto, os benefícios da música não acabam aqui. Para as pessoas com a pressão arterial alta, é recomendável ouvir música relaxante de manhã e ao fim da tarde, uma vez que a música ajuda a reduzir a pressão arterial. Esta foi uma das recomendações da Sociedade Americana de Hipertensão, em Nova Orleães, que chegou a estas conclusões após ter realizado várias investigações sobre este tema.

 

Ajuda a aprender melhor

Se sofre de dores de cabeça crónicas, deve saber que a música também é um bom antídoto, já que combate as cefaleias e reduz a sua frequência e intensidade. Por outro lado e no âmbito académico, a música ajuda à aprendizagem, a melhorar a concentração e estimula a memória. Obviamente que é preciso saber escolher a música mais adequada. É por essa razão que os especialistas aconselham a ouvir música clássica (Mozart, por exemplo).

Também o jazz, de acordo com diferentes investigações, ajuda a recuperar de forma notória após se ter tido um acidente vascular cerebral (AVC), tanto a memória verbal como a atenção.

 

Estimula o sistema imunitário

E uma curiosidade para terminar, a música também estimula o sistema imunitário, já que ajuda a segregar mais hormonas. Por outras palavras, uma boa sessão de música pode diminuir os níveis de cortisol, que é a hormona relacionada com a ansiedade e o stress.

Deixe o seu comentário