O segredo da juventude eterna poderá estar no sangue

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

juventude eterna

Cada vez estamos mais próximos de atingir o que parecia ser impossível: o elixir da eterna juventude. Um milagre que segundo algumas publicações científicas, poderá mesmo vir a tornar-se realidade.

Ao que parece, o segredo da juventude poderá estar no sangue. Ou pelo menos, é isso que defende uma investigação, e que a ser verdade irá ter um impacto enorme nos tratamentos terapêuticos. Quer conhecer mais detalhe acerca destas surpreendentes conclusões? Não perca o resto deste artigo.

 

Universidade de Stanford

Os trabalhos foram publicados pela revista especializada Nature Medicine e têm o aval da prestigiada Universidade de Stanford. Os investigadores deste centro universitário avançaram mais um passo numa descoberta que a comunidade científica até já conhecia há algum tempo. As proteínas existentes no sangue podem esconder o segredo da eterna juventude, ou pelo menos será esse o caso dos ratos de laboratório.

 

O sangue jovem rejuvenesce

Por outras palavras, o sangue jovem é capaz de rejuvenescer. Foi essa a conclusão a que chegaram os cientistas, após verificarem que o sangue de ratos jovens (com dois meses) conseguia rejuvenescer os músculos e até mesmo o cérebro dos ratos velhos. Em contrapartida, o sangue dos ratos velhos prejudicava os mais jovens, ou seja envelhecia-os.

Se este processo também for semelhante nos seres humanos, estaremos perante uma enorme descoberta, a qual poderá ser de vital importância para tratar determinadas doenças como o Alzheimer.

 

Um mistério quase solucionado

Para já os investigadores responsáveis por este estudo, que foi publicado na revista Nature Medicine, não quiseram dar a conhecer mais detalhes. A única coisa que deixaram saber foi um nome sobre o segredo do rejuvenescimento do sangue: é o factor 11 de diferenciação do crescimento celular.

Uma importante descoberta, pois trata-se da primeira demonstração de um factor rejuvenescedor natural. Um factor que também é capaz de reverter o processo de envelhecimento em diferentes tecidos. Será sem dúvida um verdadeiro desafio para os cientistas e porque não, também para a própria humanidade.

loading...

3 Comentários

  1. ID.032
    • ID.032

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...