O que é uma dieta equilibrada?

alimentação equilibradaSempre que nos queiramos alimentar de forma correcta e equilibrada devemos ter em conta alguns conselhos. É verdade que existe muita comida rica e deliciosa para o paladar, mas a nossa alimentação diária deve ser baseada em nutrientes que nos proporcionem todas as vitaminas, proteínas e elementos que o corpo necessita para se manter saudável.

O simples facto de não ingerirmos alguns desses nutrientes durante algum tempo, poderá fazer aparecer problemas na pele, nos ossos e em outras partes do corpo como sintoma dessa deficiência na alimentação. A melhor forma de saber se estamos ou não a comer de forma equilibrada, é questionar-nos a nós mesmos, quais são os alimentos que consumimos diariamente.

Em resposta à grande questão de saber se uma dieta é equilibrada, deve-se ter em conta que as refeições para serem saudáveis devem conter todos os componentes nutricionais que uma pessoa deve consumir de forma a manter-se saudável. Isto quer dizer que as pessoas que comem de tudo um pouco e têm a sua alimentação diária organizada, são os que têm uma dieta muito mais equilibrada do que as pessoas que apenas comem carne, ou que apenas comem vegetais.

Adicionalmente, uma dieta equilibrada não é uma receita feita por um nutricionista ou lida num artigo. Uma dieta equilibrada pode ser algo natural que já nos foi ensinado pelos nossos pais, onde comemos de tudo um pouco, desde peixe a fruta, carne, verduras, cereais, etc. porque todos estes alimentos têm os componentes que o corpo necessita.

Advertisement

Sem comentários.

Deixe o seu comentário