O que é a ressaca e como a curar?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

o que é a ressaca

Abre os olhos depois de uma noite de festa. Esteve toda a noite a beber e agora, ao despertar, sente-se como se estivesse a levar com um martelo em cima, tem muita sede e a boca está seca. Para cúmulo dos males, ao mover-se fica com tonturas e sente náuseas. O quarto está às voltas. O que se passa? Esta é a chamada ressaca, os sintomas que aparecem depois de se beber demasiado álcool.

Não se pode dizer qual é a quantidade de bebida adequada para cada pessoa. Cada organismo reage de forma diferente a esta substância. No entanto é obvio que quanto mais se bebe, maior e mais desagradável será o dia seguinte.

A ressaca é causada pelo efeito diurético do álcool (provoca desidratação a quem o bebe) e pelos efeitos tóxicos do envenenamento nos diferentes sistemas do organismo devido a este composto. O excesso de álcool afecta o fígado, o sistema gastrointestinal, o sistema nervoso central, a percepção e a coordenação motora.

Existem outras causas alheias ao álcool que aumentam os efeitos da ressaca, como a resposta do corpo às substâncias químicas que a bebida possa conter e a personalidade de cada pessoa.

A melhor cura para a ressaca é não ter nunca uma, o que significa não ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Mas uma vez que isso nem sempre acontece, o mais aconselhável nestes casos é ficar muito tranquilo na cama. A ressaca irá desaparecer por si mesma em 24 horas.

Sabe-se que existem algumas substâncias que ajudam a aliviar os sintomas da ressaca, como é o caso da vitamina B6. Há o clormetiazol, que aparentemente reduz a pressão sanguínea e a adrenalina, aliviando as sensações de mal-estar físico. Existem também diferentes líquidos que hidratam o corpo ao reporem a água que o corpo perdeu. Também o oxigénio ajuda a melhorar o metabolismo e a aumentar a velocidade a que são decompostas as toxinas. De uma forma geral deve-se evitar a luz do dia e fazer uma alimentação saudável, preferindo as frutas e os legumes cozidos. Pode ainda experimentar curar a ressaca tomando de 3 a 4 chávena de chá de gengibre, pois esta planta medicinal possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes sendo muito útil no combate à ressaca.

O mito de que um remédio eficaz contra a ressaca é beber mais álcool, baseia-se no facto de este ter um efeito sedativo e analgésico sobre o organismo. No entanto, a prática médica indica que os sintomas são apenas adiados e é reforçada a adição.re

loading...

Um comentário

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...