Nutrientes que aumentam a imunidade

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

defesas corpo

Quais são os alimentos ou nutrientes que aumentam a imunidade natural do corpo? É a esta questão que hoje vamos tentar responder.

Situações de stress prolongado, a falta de sono, uma alimentação desequilibrada, são apenas algumas das causas que podem fazer diminuir o nível das defesas do nosso organismo, tornando-nos mais propensos para vir sofrer de gripes e constipações, fazendo-nos sentir mais cansados do que o habitual e a sofrer infecções de bactérias, vírus e outros organismos patogénicos.

Para além de dormir o suficiente e manter uns níveis de stress razoáveis, é necessário incluir na dieta uma serie de nutrientes que podem ajudar a melhorar as defesas, reforçando o sistema imunitário. Estes são os nutrientes que não podem faltar na dieta diária:

 

Vitamina C

Seguramente o melhor para aumentar as defesas, já que graças a ela o organismo aumenta a produção de uma substancia celular denominada interferão, que é responsável pela protecção das células de um grande número de infecções provocadas por vírus.

 

Vitamina A ou retinol

Para além de fortalecer as defesas, permite manter em bom estado as mucosas, que servem de barreira contra as infecções. Também os dentes e a pele são beneficiados pelo seu consumo.

 

Vitamina E

Para além de ajudar a prevenir o envelhecimento da pele graças à sua acção antioxidante, também melhora a protecção do organismo contra uma grande quantidade de infecções.

 

Ferro

A falta de ferro é muito habitual, sobretudo nas mulheres durante a menstruação, em jovens que não têm uma dieta equilibrada e nas grávidas. O seu consumo permite melhorar a resposta imunológica. O consumo de vitamina C, a que nos referimos anteriormente, melhora a fixação da mesma no organismo.

 

Zinco

Também é essencial para uma correcta resposta imunitária do organismo, já que o défice deste mineral afecta sobretudo os órgãos linfóides, encarregados da produção de glóbulos brancos, as células defensivas do corpo.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...