Manga africana

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A manga africana, cujo nome científico é “Irvingia gabonensis“, é proveniente da selva tropical dos Camarões em África. É semelhante a uma manga e tem benefícios como a perda de peso, já que acelera o metabolismo e queima a gordura, para além de reduzir o colesterol, a tensão arterial, e de controlar a diabetes.

Reduz o colesterol e os triglicéridos e aumenta o colesterol bom, graças à quantidade de fibra existente na semente, e contém a hormona leptina, que suprime o apetite e dá uma sensação de saciedade, o que faz com que se utilize a gordura como energia.

 

Nutrientes da manga africana

É uma fruta rica em nutrientes e uma fonte importante de fibras e antioxidantes. A polpa é rica em cálcio e vitamina C. As sementes têm minerais como ferro e principalmente cálcio, e ainda magnésio, fósforo, potássio e sódio. Tem ainda vitaminas B1, B2 e B3, e ácidos gordos laúrico, mirístico, oleico, palmítico e esteárico, e betacaroteno.

manga africana

Extracto de manga africana para perder peso

Os extractos de sementes da manga africana podem impedir que se produza gordura corporal e exercer um efeito sobre as enzimas que regulam o metabolismo. A longo prazo, o extracto de manga africana aumenta uma hormona que afecta o metabolismo da glicose e da gordura: a adiponectina, e aumenta também os níveis de insulina, o que faz com que o corpo utilize a gordura como energia, e se perca peso.

Num estudo realizado na Universidade de Yaoundé nos Camarões, onde participaram cerca de 100 pessoas, foi administrado um suplemento de manga africana durante 10 semanas, para tentar perder peso, e um placebo aos restantes indivíduos. As pessoas que tomaram manga africana durante esse período tiveram uma perda de peso na ordem dos 12 a 13 quilos.

 

Efeitos secundários e contra-indicações

No entanto a manga africana pode provocar alguns efeitos adversos, como sonolência, gases, boca seca, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, e sintomas parecidos com a gripe.

Pode dar lugar a alergias se se for especialmente sensível a algum dos componentes da planta, e pode alterar o efeito de medicamentos que se esteja a tomar, como por exemplo os medicamentos para controlar o colesterol, a obesidade e a diabetes, e especialmente os anticoagulantes, o que pode colocar em causa a sua eficácia.

É extremamente importante que antes de tomar extracto de manga africana para perder peso, ou para obter qualquer outro benefício, consulte o seu médico, de forma a garantir a sua segurança e possível interacção com outros medicamentos.

Deixe o seu comentário