Propriedades do kefir

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

kefir
O que é o kefir?

O kefir ou quefir é uma colónia de microrganismos simbióticos imersa numa matriz composta de polissacarídeos e proteínas. De uma forma mais simples, podemos dizer que é uma colónia de lactobacilos e fungos que podem ser encontrados na natureza. Na antiguidade, os habitantes da região do Cáucaso misturaram o leite com estas bactérias e fungos e perceberam que este preparado fermentava, transformando-se no kefir que conhecemos hoje em dia e que é um alimento muito nutritivo e com grandes propriedades e benefícios para a nossa saúde.

A sua dupla fermentação láctica e alcoólica confere-lhe as características organolépticas que o distinguem do iogurte. A sua textura é espessa e o sabor ligeiramente ácido.

 

Propriedades do kefir

  • Uma das melhores propriedades do kefir é poder restaurar a flora intestinal e facilitar a digestão, melhorando a capacidade de assimilação dos alimentos.
  • Ajuda o sistema imunitário a reforçar as nossas defesas perante infecções provocadas tanto por vírus como por bactérias.
  • Tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol no organismo e também reduz o risco de cancro do cólon.
  • Pode ser tomado por pessoas com intolerância à lactose.
  • Contém vitaminas do grupo B, como por exemplo vitamina B1, que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso.
  • É excelente para os vegetarianos porque também contém vitamina B12, que se encontra maioritariamente nas carnes e que é essencial para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
  • É uma fonte de minerais, especialmente cálcio, magnésio e fósforo. É ainda rico em aminoácidos essenciais.
  • É utilizado para combater diversas doenças e patologias. Na Rússia é inclusive utilizado para tratar doenças metabólicas, arteriosclerose e alergias.
  • Os componentes nutricionais do kefir não são muito diferentes dos existentes no leite de onde é proveniente, mas a sua qualidade biológica é superior porque a fermentação faz com que os seus nutrientes sejam mais assimiláveis para o nosso organismo.

 

Curiosidades sobre o kefir

O kefir deve ser feito utilizando leite que não tenha sido tratado com antibióticos, uma vez que estes travam e prejudicam a actividade das bactérias.

Um kefir suave é um bom laxante, enquanto um “forte” pode ser um potente adstringente.

Se não for consumido durante o dia é aconselhável que seja guardado no frigorífico.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...