Jejum para perder peso e melhorar a saúde

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

jejuar

Fazer jejum é um costume muito frequente em determinadas culturas e religiões. Embora normalmente os médicos e nutricionistas não o recomendem, jejuar também pode ter muitos benefícios. Obviamente que terá de ser um jejum responsável e tendo em conta alguns conselhos.

Se quer perder peso e melhorar a sua saúde, fazer jejum poderá ser uma boa ajuda. Vamos explicar de seguida como o fazer.

 

Curiosidades sobre o jejum

Muitas pessoas consideram que o jejum pode prejudicar o seu estado de saúde e debilitar o seu organismo, mas isso está longe da realidade. Lembre-se dos nossos antepassados, que comiam o que caçavam e podiam passar dias sem levar nada à boca.

Neste sentido, o que realmente nos deveria preocupar é a alimentação desequilibrada, e a falta de vitaminas, minerais e nutrientes. Isso sim, é que são hábitos de vida muito pouco saudáveis, e que antes ou depois podem acarretar consequências realmente negativas para a nossa saúde.

Assim e ao contrário de muitas pessoas, sobretudo da indústria alimentar e dos nutricionistas, o jejum intermitente poderá trazer grandes benefícios para o nosso organismo. Prova disso são as investigações levadas a cabo em muitos exércitos, entre os seus soldados, para analisar o impacto do jejum a nível físico e psicológico.

 

Os benefícios do jejum

Mas agora fica a questão: como e quanto nos pode ajudar passar um dia inteiro sem comer? O jejum intermitente faz aumentar os níveis da hormona do crescimento, o que aumenta a sua presença quando fazemos jejum. Isto é o que defendem determinados estudos.

Mas para além disso, jejuar também nos liberta. Os horários das nossas refeições são determinados pela nossa cultura e pela sociedade, pelo que muitas vezes quando comemos não temos realmente fome. Estamos tão acostumados a ter uma determinada quantidade de alimento no nosso corpo, que quando esta quantidade diminui, confundimos isso com fome.

Se conseguirmos superar esta sensação de fome, iremos também melhorar a nossa capacidade de autocontrolo e resistir melhor a algumas doenças mentais.

Para controlar o apetite, aproveitar as proteínas que consumimos diariamente e também para queimar gorduras, o jejum poderá ser uma grande ajuda. Obviamente que devemos também seguir uma dieta saudável e equilibrada, e ter cuidado com o tipo de jejum que vamos fazer.

jejum

Como jejuar

Tente começar e terminar o seu jejum à mesma hora, durante 24 horas. Quando terminar, pode comer tal como o faz habitualmente.

Embora não coma qualquer alimento sólido durante o período de jejum, não se deve esquecer de hidratar o seu organismo bebendo água em abundância. Se tiver alguma dúvida, nada melhor do que consultar o seu médico.

Por último, poderá fazer jejum uma vez por semana, sempre que seja capaz de o suportar, porque nem todas as pessoas conseguem…

Neste sentido, não é recomendável jejuar se tiver alguma doença crónica, se está grávida, se tem problemas em ganhar peso, ou se tem outros problemas de saúde.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...