Insónia, causas e conselhos para superar a falta de sono

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

insónia

A insónia é uma desordem do sono que nos impede de dormir durante longos períodos de tempo, podendo até mesmo impedir uma pessoa de dormir totalmente.

 

O que é a insónia?

A insónia é a incapacidade de conciliar o sono ou de permanecer dormindo. É um sintoma que indica haver alguma coisa que não funciona devidamente.

Este problema afecta muitas pessoas, sobretudo as que vivem nos chamados países desenvolvidos.

 

Causas da insónia

São diversas as causas para o aparecimento de insónia e que pode ter diferentes variantes:

  • Insónia aprendida: a nossa ansiedade, o stress ou uma depressão impede-nos de conciliar o sono.
  • Insónia por transtorno do ciclo vigília-sono: pode ocorrer quando o nosso trabalho nos obriga a levar um ritmo de vida diferente ou quando fazemos voos transoceânicos.
  • Insónia devido a problemas de saúde: algum tipo de doença que nos cause fortes dores físicas que nos impedem de dormir calmamente.
  • Insónia devido à ingestão de: excesso de comida, bebidas ou substâncias estimulantes.
  • Síndrome das pernas inquietas: durante a noite ocorrem movimentos involuntários das pernas, o que impede que se possa manter o sono.
  • Insónia e menopausa: as mudanças que ocorrem no organismo da mulher durante este período da sua vida também podem incidir negativamente na sua rotina de sono.

 

Interpretação emocional

A insónia indica uma tensão crónica e uma falta de capacidade de abstracção. Não confiamos que os problemas que temos se podem e vão resolver.

 

Emoção positiva

Temos de confiar na magia da vida e em nós próprios. As coisas serão resolvidas mais facilmente se lhes dermos menos voltas e a importância devida.

 

Soluções e remédio natural para insónia

  • Plantas medicinais para dormir bem: são muitas as infusões de plantas que nos podem ajudar a lutar contra a falta de sono. Não esqueçamos que o efeito destas infusões é progressivo, e que as podemos beber ao longo do dia para evitar ficarmos nervosos. Algumas plantas que nos podem ajudar são erva-cidreira, passiflora, flor de laranjeira, camomila ou valeriana. Também a alface tem um efeito sedante, pelo que podemos comer uma boa salada antes de ir dormir ou preparar uma infusão de folhas de alface e beber um par de chávenas ao longo do dia. Certas ervas que podemos juntar ao nosso banho também ajudam a relaxar.
  • Alimentação e insónia: se sofremos com a falta de sono devemos ter em conta uma série de conselhos para preparar a nossa dieta. Antes de mais, devemos tentar evitar a ingestão de café e chá, sobretudo ao fim da tarde e à noite. Também é aconselhável não beber bebidas de cola, alcoólicas ou quaisquer outros produtos excitantes. Ao jantar devemos fazer uma refeição leve e pelo menos duas horas antes de ir para a cama.
  • Conselhos para dormir bem: devemos adequar a nossa conduta mudando alguns hábitos que possam estar a prejudicar o nosso sono.

 

Tratamentos naturais e remédios para dormir

Há algumas terapias naturais que nos podem ajudar a conseguir superar as dificuldades de conciliar o sono.

  • Aromaterapia e insónia: umas gotas de essência de lavanda num pano junto à nossa almofada também favorece o sono.
  • As Flores de Bach para conciliar o sono: um bom terapeuta irá aconselhar-nos as melhores essências para nos ajudar a dormir melhor.
  • A acupunctura para tratar a insónia: as agulhas de acupunctura, colocadas nos pontos correspondentes também costumam dar bons resultados.
  • A homeopatia e o sono: é outra das terapias a que podemos recorrer se tivermos problemas para dormir.
  • Técnicas de relaxamento para dormir melhor: praticar regularmente alguma técnica de relaxamento, ioga, tai-chi, etc., pode ser uma boa ajuda para dormir melhor.

 

Conselhos para dormir melhor e combater a insónia

Um banho de pés com água temperada e com uma colher de sal ou de bicarbonato também pode ajudar a conciliar melhor o sono.

Um passeio depois de jantar ou ler um livro também são boas opções para nos preparar para dormir.

Exercício físico, uma massagem ajuda-nos a eliminar o stress e a desconectar-nos dos problemas quotidianos.

loading...

Deixe o seu comentário