A importância de comer devagar

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Muitas pessoas estão acostumadas a comer e a ingerir a comida muito rapidamente e quase sem mastigar. Este facto, apesar da maioria das pessoas o ignorar, é uma das principais causas para ter uma má digestão e para o excesso de peso. Comer devagar e com tranquilidade permite ao corpo ingerir todos os nutrientes dos alimentos e ajuda a digerir melhor a comida.

De seguida vamos falar sobre os benefícios de comer devagar e de mastigar tudo de forma pausada e tranquila. Tome nota destes conselhos e comece a comer de forma mais pausada e sem pressas.

comer devagar

Comer devagar ajuda a perder peso

A maioria dos nutricionistas é de opinião que comer devagar ajuda a perder peso e a emagrecer. Quando comemos mais devagar, vamo-nos dando conta exactamente daquilo que estamos a ingerir, pelo que apenas vamos consumir as calorias necessárias, evitando assim os excessos. Comer devagar também ajuda o cérebro a controlar melhor quando o estômago já está satisfeito, evitando assim a ingestão de grandes quantidades de calorias. Como podemos ver, o facto de mastigarmos bem e de forma pausada vai-nos ajudar a eliminar os quilos a mais de uma forma mais rápida e eficaz.

 

Ajuda a digestão

Outro dos grandes benefícios de comer devagar é evitar a acumulação de gases e as dores de estômago. No caso das pessoas mais propensas a ter uma digestão complicada com dores e inchaço, aconselha-se também que comam de forma tranquila e mastigando cada pedaço de comida. Se comer demasiado rápido e sem mastigar bem, vai fazer com que o estômago não possa assimilar toda a comida ingerida, provocando problemas tão típicos como a acidez ou os gases.

 

Melhora o estado anímico

Se comer devagar e mastigar lentamente, poderá desfrutas melhor do sabor da comida. É por isso que no caso das pessoas mais stressadas, o facto de desfrutarem da comida vai ajudar a melhorar o seu estado anímico e serem mais felizes, fazendo-as esquecer dos problemas do dia-a-dia. No caso de ter de comer no local de trabalho, aconselha-se que coma pratos diferentes e originais e que o faça num lugar fora da zona de trabalho para se poder distrair um pouco e desfrutar da própria comida.

 

Elimina bactérias

Outro dos grandes benefícios de comer lentamente está no facto disso eliminar completamente todas as bactérias que se encontram nos alimentos. No caso de comer demasiado rápido, os alimentos não se conseguem metabolizar como deviam, fazendo com que apareçam bactérias de todo o tipo no estômago e provocando alguns problemas como por exemplo gases, diarreia ou dores. Mastigar tranquilamente ajuda-nos a salivar mais, e evita assim o surgimento de problemas bocais como cáries ou placa dentária.

 

Estes são alguns dos motivos pelos quais é recomendável que se coma devagar. Não é preciso comer a comida como se não houvesse amanhã porque isso apenas irá provocar diversos problemas no organismo. Lembre-se que é importante dedicar pelo menos uns 20 minutos a cada refeição já que desta forma poderá sentir-se saciado mais rapidamente e evitar comer em excesso.

Por outro lado, recomenda-se que se mastigue cada pedaço umas 20 vezes e que beba água continuamente para diminuir o ritmo com que se está a comer. Com todos estes conselhos não terá quaisquer problemas em começar a comer devagar e de forma mais tranquila.

loading...

Um comentário

  1. Maria

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...