Hábitos que podem debilitar o sistema imunitário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

sistema imunitário

Há pessoas que ficam doentes mais de 2 ou 3 vezes por ano, mas quando isso acontece é porque o sistema imunitário não está nas melhores condições, o que significa que o corpo está enfraquecido devido a vários factores. É importante descobrir o que está a acontecer para se poder solucionar o problema e para que as doenças não sejam um problema constante.

Ter um bom sistema imunitário é a chave para nos podermos sentir bem e para podermos ter um bom estado de saúde. O seu corpo é um mecanismo inteligente que pode controlar e organizar, transformando-o num sistema eficaz, mas isso poderá depender apenas de si. O seu corpo pode e consegue defender-se dos vírus, evitando que estes o afectem, mas quando ele não oferece resistência é porque o seu estilo de vida está a interferir nos processos de defesa do organismo. Quer saber quais são os hábitos que podem fazer com que fique doente e que afectam o sistema imunitário?

 

Ser pessimista

Se tiver uma mentalidade pessimista terá maior tendência para ficar doente. Embora seja difícil de acreditar, o seu sistema imunitário depende da sua forma de pensar. A saúde mental e física estão intimamente ligadas. As pessoas que são por norma pessimistas costumam adoecer mais e recuperar mais lentamente em comparação com as pessoas mais optimistas.

Os pensamentos negativos e a falta de confiança em si mesmo fazem com que seja menos resistente às doenças.

 

Tomar demasiados medicamentos

Os medicamentos têm vantagens e desvantagens. As pessoas estão cada vez mais acostumadas a automedicar-se para se sentirem melhor quando estão doentes (sobretudo quando ficam constipadas ou quando têm dores). No entanto, há que saber que um em cada três medicamentos tem efeitos secundários, e normalmente deixam o sistema imunitário enfraquecido, sobretudo quando se trata de antibióticos.

 

Não ter uma boa higiene pessoal

Até mesmo as crianças de dois ou três anos sabem quando devem lavar as mãos com sabão quando estão sujas. Mas infelizmente os adultos muitas vezes “esquecem-se” de se lavarem e isso pode fazer com que adoeçam. Embora pareça um hábito inofensivo, a verdade é que isso pode ser muito prejudicial principalmente quando se toca nos olhos ou na boca. Este simples acto pode estar a abrir caminho para novas doenças se instalarem no organismo.

Como pode ver existem alguns maus hábitos que podem enfraquecer o sistema imunitário mais rápido do que poderia pensar. Apesar de tudo, lembre-se que se quiser ter um corpo forte com uma boa saúde física, terá de ter uma mente forte e optimista. É o que costumamos dizer: “Mente são em corpo são”.

Nenhuma doença poderá entrar no seu organismo se estiver em paz consigo mesmo.

Imagem @Ramon de Blok

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...