Guia do exercício para pessoas ocupadas

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Para dizer a verdade, quase todos estamos sempre ocupados. Se alguém me vier dizer que tem muito tempo livre, então por favor que entre em contacto comigo, porque tenho em casa um montão de coisas por fazer. Se não for limpar a casa, é a reparar alguma coisa, trabalho, família, estudar, espiar no FB, comer, etc. Todos temos os horários cheios de actividades e quando falamos de “ir fazer exercício”, essa é a última coisa na nossa lista de afazeres diários.

Mas como todos estamos ocupados, depende de nós encontrarmos algum tempo livre para suar um pouco, pois ninguém o pode fazer por nós. Não se esqueça que há pessoas com 2 trabalhos, namorado/a, casa e cão para cuidar e que ainda assim encontram forma de fazer exercício.

exercicio

Para conseguir arranjar algum tempo para fazer exercício, siga estes passos:

  • Planeie metas: Ok, imaginemos que a sua meta seja perder peso ou talvez melhorar a sua saúde. Se for a primeira, sabe que tem de fazer mais exercício do que a outra pessoa que apenas pretende melhorar a sua saúde. Os guias que falam sobre acumular 150 minutos de actividade física por semana são dirigidos a quem quer manter o peso, não a perdê-lo. Claro que se for uma pessoa totalmente sedentária, se fizer esses 150 minutos de actividade física, então irá notar alguma diferença. Mas se pretende realmente perder peso, deve apontar para 5 ou 6 sessões de exercício semanais.
  • exercícioSeja honesto (sobre as suas metas): Se sabe que quer perder peso, mas não pode fazer sessões de exercício com mais do que 20 minutos, quer seja porque não tem tempo ou porque não tem a capacidade e resistência para o conseguir, as suas metas têm de ter isso em conta. Ou seja, com 20 minutos por dia, não irá ver os abdominais definidos em apenas 4 semanas. Não é verdade? As suas metas devem ser planeadas de acordo com a sua condição física actual.
  • Planeie com antecedência: Se não existir planeamento, é difícil ver qualquer resultado prático. As melhores intenções são prejudicadas pela falta de planeamento. Tente arranjar um horário fixo (de novo, que seja real, não o que “gostaria” de poder fazer). Se não fizer exercício num horário fixo, como por exemplo, antes de ir para o trabalho ou depois de sair, não irá nunca conseguir fazê-lo. Para criar hábitos é importante ter horários definidos. Pessoalmente, eu prefiro fazer exercício de manhã, mas a decisão é sua e depende do horário que mais lhe convenha e que melhor se adapte aos seus hábitos diários.
  • Tenha um plano B: Como já o dissemos desde o início, são muitas as pessoas que não fazem exercício porque têm agendas complicadas. E como a vida está cheia de imprevistos, é preciso ter também um plano B na manga. Por exemplo, no dia em que não puder fazer exercício use as escadas e evite os elevadores. Se não puder ir ao ginásio, veja um vídeo com exercícios e exercite-se em casa. Se sabe que tem apenas 10 minutos disponíveis dos 20 que tinha planeado, então trabalhe ainda mais no duro. É preciso ganhar uma mentalidade de “não se render”, pois isso também irá ajudá-lo a procurar soluções para os problemas do seu dia-a-dia.
loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...