Saiba quais são os sintomas mais comuns de gastrite

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

gastrite

A gastrite é uma das doenças mais frequentes actualmente e costuma aparecer devido a vários factores tais como uma má e deficiente alimentação, ao consumo excessivo de álcool ou à ingestão de certos medicamentos ou fármacos que causam estes efeitos secundários.

Se quer saber quais são os sintomas mais comuns, então não perca o resto deste artigo e tome nota dos mesmos para tratar da melhor forma este problema que afecta a toda a zona intestinal.

 

Tipos de gastrite

Existem dois tipos de gastrite. No caso da gastrite aguda, esta aparece de forma repentina e costuma durar um par de dias, quando muito. Se pelo contrário o problema se prolonga no tempo e demora a desaparecer, então estamos a falar de gastrite crónica. Neste último caso é essencial recorrer à ajuda médica para evitar futuros e graves danos nos intestinos.

 

Sintomas mais comuns de gastrite

Em relação aos sintomas mais usuais, são os seguintes:

  • Forte dor na região abdominal.
  • Náuseas e vómitos.
  • Sensação de ardor no estômago.
  • Pouca vontade de comer.
  • Aumento de arrotos.

Poderá acontecer que para além destes sintomas mais comuns, uma pessoa com gastrite possa sofrer de outro tipo de sintomas muito mais graves, como por exemplo vómitos com sangue escuro ou excrementos de cor negra e com presença de algum sangue. Isso deve-se ao facto da inflamação provocar algum sangramento na zona intestinal. Neste caso é essencial ir com urgência a um especialista para que possa ser tratado o mais rapidamente possível.

gastrite sintomas

Tratamento da gastrite

O tratamento da gastrite é diferente em cada caso e depende das respectivas causas. Embora a maioria delas se cure e desapareça com o passar do tempo sem grandes problemas, ainda assim é importante recorrer à ajuda médica para ser tratado da melhor forma possível e para se saber qual a origem do problema.

A primeira coisa a fazer é um exame físico completo para saber a origem e como a curar completamente. Para além deste exame, é normal que o especialista recorra ainda a uma endoscopia para fazer um melhor diagnóstico da possível gastrite, bem como uma análise ao sangue ou um exame às fezes. Com todos estes exames, o médico poderá ter um resultado final bastante fiável sobre a origem de gastrite e poderá realizar o melhor tratamento possível para curar esta infecção.

Como podemos ver, a gastrite é uma doença bastante normal e comum que qualquer pessoa pode vir a ter ao longo da vida. Para evitar vir a passar por este problema, o melhor é fazer um tipo de alimentação o mais saudável possível e evitar alimentos prejudiciais para o organismo, como por exemplo as gorduras e os açúcares, presentes em muitos dos alimentos actualmente.

Não se esqueça ainda de seguir uma série de hábitos que o ajudem a ter o organismo em boas condições e evite os maus hábitos, como por exemplo o consumo de álcool ou de tabaco.

Não exagere nas refeições e coma sempre de forma pausada e sem abusos porque no final o estômago irá sofrer as consequências e dar origem à gastrite de que estivemos a falar.

loading...

Deixe o seu comentário