Propriedades dos fitoesterois

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

fitoesterois

Uma dieta saudável e baixa em gorduras pode ser uma boa ajuda para manter controlado o colesterol. Mas, há mais outro aliado nesta luta: os fitoesterois.

 

O que são os fitoesterois?

Os fitoesterois são compostos naturais vegetais cuja estrutura é muito parecida à do colesterol humano. Podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como por exemplo verduras, frutos secos, óleos vegetais, cereais, legumes, etc.

Estes compostos de origem vegetal têm propriedades excelentes para a nossa saúde, entre as quais se destaca a capacidade de reduzir a quantidade de colesterol no sangue.

 

Quais são as propriedades dos fitoesterois?

A principal é bloquearem a absorção do colesterol a nível intestinal.

O colesterol que não é utilizado no nosso corpo é expelido para o intestino na bílis. Ali, este colesterol será parcialmente absorvido e passa para as artérias, onde terá tendência para se acumular, o que representa um grande risco para a nossa saúde cardiovascular.

Os fitoesterois não são bem absorvidos pelo tracto gastrointestinal, pelo que apenas reduzem (aparentemente) a absorção do colesterol no intestino, apesar dos mecanismos pelos quais isto acontece ainda não sejam conhecidos em pormenor.

Esta diminuição na absorção do colesterol no intestino (devido aos fitoesterois) tem como consequência a formação, como forma de compensação, de mais colesterol no fígado. No entanto, o balanço final traduz-se numa redução do colesterol LDL (colesterol mau) no sangue. Os estudos mostram ainda que não ocorrem variações de colesterol HDL (bom).

Mas não nos ajudam apenas a combater o colesterol. Também nos ajudam a reduzir a hipertensão, melhoram o nosso bem-estar geral e até mesmo ajudam a reduzir problemas de prisão de ventre. E, naturalmente, ao reduzir o colesterol também se previnem muitas doenças cardiovasculares.

 

A ter em conta

Apesar dos fitoesterois terem o poder de reduzir o colesterol nos alimentos, há que recordar que a melhor forma de manter o colesterol controlado é mantendo uma dieta e um estilo de vida saudáveis.

Não se recomenda o seu consumo no caso de mulheres grávidas ou em período de amamentação, nem para crianças com idade inferior a cinco anos.

Os fitoesterois podem-se associar a uma diminuição na absorção de betacarotenos. Por essa razão recomendamos sempre uma dieta saudável rica em verduras e fruta.

Um dos problemas dos fitoesterois é também poderem ter outras reacções no organismo, podendo mesmo alterar a proporção de certas hormonas, sobretudo as hormonas esteróides.

Apesar disso, já se demonstrou que o consumo moderado diário de fitoesterois não provoca qualquer alteração a nível hormonal, nem nos homens, nem nas mulheres, nem de qualquer outro parâmetro a nível do sangue.

loading...

Deixe o seu comentário