Fibromialgia – Dor em todo o corpo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

fibromialgia

“Dói-me o corpo todo” Quantas vezes já disse esta frase ou a ouviu dita por outras pessoas? Nunca se questionou sobre a razão para lhe doer o corpo todo? Haverá alguma razão para preocupação?

A fibromialgia é geralmente a responsável por este mal-estar geral, que produz dor em diferentes partes do corpo e uma sensação de cansaço generalizado. Hoje em Rica Saúde vamos tentar esclarecer algumas destas dúvidas.

 

O que é a fibromialgia

Numerosos estudos revelam que a fibromialgia aparece por culpa de um problema nos mecanismos de regulação da dor. Esta é uma doença crónica que altera os níveis de serotonina, que é um neurotransmissor implicado no controlo da dor e do sono, assim como noutros processos onde intervém o cérebro.

Neste sentido, a comunidade científica tem a opinião comum de que esta doença crónica tem uma origem neurológica. Dores e incómodos generalizados que variam em função do momento do dia.

 

Sintomas de fibromialgia

Quais são os sintomas mais frequentes desta doença? Stress, falta de sono, cansaço, depressão, ansiedade e até mesmo dores de cabeça são alguns dos problemas mais frequentes dos pacientes que padecem desta doença. Estes são sintomas que afectam a qualidade de vida dos pacientes e que variam em função de cada pessoa.

Qual a origem desta doença? Na opinião dos profissionais, na origem desta doença poderão estar situações de doenças relacionadas com infecções e até mesmo situações de grande stress físico ou emocional.

Um dado que chama a atenção é que 9 em cada 10 pacientes que sofrem deste problema são mulheres. É mais do que visível as diferenças em questão de género terão uma grande influência na origem da doença. A resposta dada pelos especialistas é que as hormonas poderão influenciar bastante esta doença, embora os estudos não confirmem esta teoria.

fibromialgia

Como é tratada a fibromialgia?

O seu médico de confiança é sempre a pessoa mais indicada para fazer um estudo clínico e determinar se efectivamente poderá sofrer de fibromialgia. E se for esse o caso, siga as indicações dadas por ele na administração de fármacos para aliviar a dor. O médico poderá ainda sugerir a realização de exercícios físicos para a sua recuperação.

loading...

Deixe o seu comentário