Fazer exercício ajuda ao bom funcionamento do cérebro

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

exercício

Por incrível que pareça, um estudo publicado na Neurobiology of Aging demonstrou que a saúde cerebral está intimamente relacionada com a prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, chegou a esta conclusão através de um inquérito realizado a 331 homens e mulheres, com uma média etária de 75 anos.

A todos se perguntou quanto exercício físico faziam semanalmente, classificando os níveis de actividade como ligeiros (fazer jardinagem, passear…) ou intensos (correr, andar de bicicleta, nadar…), e verificando se dedicavam pelo menos meia hora semanal à actividade física. Após disso, foram submetidos a um teste de avaliação das capacidades mentais, e a uma ressonância magnética para estudar a estrutura do cérebro.

exercício físico

Resultados do estudo

Os resultados foram deveras esclarecedores: existe uma estreita relação entre a actividade física e um melhor estado cognitivo geral, acompanhado também de uma maior fluidez verbal. Também se observou que quem fazia exercício físico era mais rápido a resolver testes de memorização e de atenção.

Da ressonância magnética verificou-se haver uma maior quantidade de massa cinzenta no lóbulo parietal, sobretudo numa zona conhecida como lóbulo quadrado. Esta é uma zona do cérebro intimamente ligada a uma doença muito conhecida, o Alzheimer.

 

Em conclusão, podemos dizer que a saúde cerebral não só passa pelo relacionamento com as outras pessoas, por uma boa hidratação e alimentação, como também pela prática de desporto todas as semanas, sempre que possível.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...