Como evitar gases ou flatulência: Aplique estes 7 conselhos muito úteis

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

evitar gases

Desde crianças que nos ensinam a ser bem educados. E, segundo as regras da sociedade, dar um traque é má educação. No entanto, apenas estamos a fazer uma necessidade fisiológica. O movimento intestinal lento, bactérias e alguns alimentos, são as principais causas para o excesso de flatulência.

Se quer evitar gases, então veja os sete conselhos que hoje lhe trazemos.

Segundo Miranda Malisani, uma nutricionista canadiana, em média deitamos uns 20 gases por dia (incluindo arrotos). Se passar deste valor, então há algum problema. Coloque estes 7 truques em prática e evite os malcheirosos traques, principalmente naqueles momentos mais embaraçosos.

 

Como evitar gases: aplique estes 7 conselhos muito úteis

 

Coma mais devagar

Algumas pessoas acabam de comer em tempo recorde e com isso enchem o estômago com muito ar. No entanto, devemos mastigar os alimentos lentamente e abrir o menos possível a boca para não engolir tanto ar.

Fumar ou mascar pastilhas também têm influência. Por tudo isso tenha mais cuidado quando estiver a comer!

 

Cuide da sua alimentação

A alimentação é a principal causa para este fenómeno, mas não há que recear porque vamos dizer-lhe como pode evitar os gases. Tente não consumir tantos hidratos de carbono porque fermentam mais facilmente. Isto também se aplica à ingestão de carne, que também provoca um odor pouco agradável.

Com o passar dos anos, vamos conhecendo alimentos que têm efeitos positivos e negativos no nosso sistema digestivo. Desta forma, já deverá ter também uma noção sobre quais são os alimentos que lhe provocam mais flatulência, pelo que deverá simplesmente evitá-los.

 

Se comer legumes, deixe-os de molho

Os legumes são deliciosos e muito nutritivos, mas provocam muitos gases. Miranda Malisai recomenda que se deixe os feijões de molho com água e vinagre de cidra de maçã um dia antes de os consumir. Também ajuda se os ferver e quando estiverem no ponto de ebulição, deve retirá-los do fogo e deitar essa água fora para depois os cozinhar como de costume.

 

Acrescente mais fibra à sua dieta

O movimento lento do intestino faz com que tenhamos mais gases. O que a fibra faz é ajudar esse movimento a acelerar, ajudando as pessoas com síndrome do intestino irritável a melhorar.

 

Relaxe!

Mesmo sendo difícil de acreditar, a verdade é que o estresse e a ansiedade podem ser prejudiciais para o sistema digestivo. Estes estados mentais têm capacidade para aumentar o ácido clorídrico, e consequentemente da flatulência.

 

Não beba muitos líquidos quando estiver a comer

Um erro que cometemos é beber demasiados líquidos quando estamos a comer. Isto faz automaticamente com que nos sintamos saciados, mas também com muitos gases. Isto acontece porque as enzimas digestivas se estão a diluir e não as deixamos cumprir bem a sua função, segundo esta nutricionista canadiana.

 

Se nada disto funcionar, consulte um especialista

Um médico saberá melhor do que ninguém o que recomendar se os gases estiverem realmente a afectar negativamente a sua vida. Existem muitos medicamentos digestivos e anti-flatulência no mercado que serão uma boa ajuda, sendo muito provável que lhe seja receitado algum.

Mas até mesmo os remédios naturais são eficazes. Experimente o chá verde de menta ou junte uma gota de óleo de menta num copo de água. Duas gotas de óleo de orégão também ajudam a aliviar o problema dos gases, segundo Miranda Malisani.

 

Agora já sabe como evitar gases e a flatulência. Não se esqueça de comentar este artigo e de o partilhar!

Imagem via Wikimedia Commons

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...