Como evitar ganhar peso ao deixar de fumar

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

deixar de fumar

É frequente ganhar um quilos a mais quando se deixa de fumar. A resposta a porque se engorda quando se deixa de fumar é explicada de duas formas: por um lado a nicotina faz com que o metabolismo esteja mais activo por ser um estimulante do sistema nervoso. Por outro lado a ansiedade produzida pela sensação de abstinência faz com que se façam mais visitas à dispensa.

Ao tornar mais lento o metabolismo e aumentando a ingestão de alimentos, irá ter como consequência lógica o acumular de calorias e com o passar dos dias é normal ganhar uns quilos a mais. Não é preciso pensar que é pior a cura do que a doença, já que é sempre muito melhor deixar o fumo do tabaco e ganhar uns quilos a mais, que não fazem tanto mal e que rapidamente se podem perder. Com uns conselhos muito simples também podemos evitar ganhar peso ao deixar de fumar.

Pode-se evitar ganhar peso incluindo um programa de exercícios suaves e progressivos que vai contrariar o aumento de calorias. O mais comum é começar a fazer caminhadas ou alternar uma corrida ligeira com caminhada. Máquinas como a bicicleta elíptica, remo, bicicleta ou natação também são boas opções. Se gosta de pesos, o ginásio também é uma opção e tudo o que seja mover-se e queimar calorias será excelente. É também garantido que existem muito poucos que terão vontade de fumar quando fazem desporto.

Quanto à questão da tentação de comer mais, é inevitável devido à ansiedade criada por não ter o cigarro na boca. No entanto o exercício também pode ajudar neste caso e em lugar de ter alimentos com muitas calorias na dispensa e no frigorífico, pode substitui-los por fruta, verduras e alimentos ricos em fibras, que irão ter um efeito saciante e sem excesso de calorias. Manter-se hidratado é também muito importante, por isso aumente em 500 ml a ingestão de líquidos quando deixar de fumar.

Pode dizer-se que por cada dia que passa sem fumar irá consumir mais 300 a 600 kcal. Por isso há que saber enfrentar a situação e queimar esse excesso. De novo a combinação de exercício e dieta saudável torna-se imprescindível. Pesar-se uma ou duas vezes por semana também irá ajudar a manter um maior controlo sobre o peso.

Deixe o seu comentário