Estalar os dedos faz mesmo mal?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

estalar os dedos faz mal

Estalar os dedos faz mesmo mal? As articulações são o ponto de encontro dos ossos e mantêm-se no lugar graças ao tecido conectivo e aos ligamentos. Todas as articulações do corpo estão rodeadas por um líquido espesso e claro, chamado líquido sinovial. Quando se estala ou se dobra o dedo até estalar a articulação, os ossos da articulação separam-se. Ao fazê-lo, a cápsula de tecido conectivo que rodeia a articulação alonga-se, e ao fazê-lo a cápsula aumenta o seu volume e consequentemente diminui a pressão interior. Ao diminuir a pressão do líquido sinovial, os gases dissolvidos no dito líquido tornam-se menos solúveis e formam bolhas. Quando a articulação se estica o suficiente, a pressão no interior da cápsula cai ao ponto destas bolhas explodirem, produzindo o estalido característico que se ouve quando se estala os dedos.

O gás demora aproximadamente 25 a 30 minutos a dissolver-se novamente no líquido da articulação. Durante este período, não é possível estalar os dedos. Mas logo que o gás se dissolva novamente, voltam a produzir-se bolhas e consequentemente pode-se voltar a estalar os dedos.

Em relação aos riscos associados a este hábito, apenas existe um artigo científico publicado. Nesse estudo realizado por Raymond Brodeur e publicado na revista Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, foram examinadas 300 pessoas que tinham o hábito de estalar os dedos, tentando encontrar possíveis danos nas suas articulações. No entanto, o resultado não revelou qualquer relação aparente entre acto de estalar os dedos e a presença de artrite. No entanto, foram observados outros danos pelo facto de se estalar os dedos, incluindo lesões dos tecidos moles da cápsula da articulação e uma diminuição da força para agarrar ou segurar as coisas. Este tipo de dano parece ser devido ao alongamento rápido e repetitivo dos ligamentos que rodeiam as articulações.

Por outro lado, há que mencionar que existe uma maior mobilidade nas articulações depois destas estalarem, uma vez que existe um relaxamento das mesmas. Em parte, é por essa razão que as pessoas se sentem mais soltas, relaxadas e cheias de vigor quando saem de uma consulta num quiropata que “estala” os ossos como parte do seu tratamento.

Para concluir, a resposta à questão sobre se faz ou não mal estalar os dedos, é que é preferível não o fazer. Estalar os dedos pode eventualmente não fazer nenhum mal, nem prejudicar a articulação, mas se estalar os dedos isso se tornar um hábito ao ponto da pessoa estalar os dedos de forma compulsiva, isso pode causar problemas tais como lesões na articulação, perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos. Para além de isso estalar os dedos pode também fazer engrossar as juntas e aumentar o risco de artrite em pessoas com uma pré-disposição. A mesma coisa pode acontecer quando se estala qualquer outra articulação do corpo.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...